Você está aqui
Início > Cidade > CÂMARA SOLICITA ELEVAÇÃO DA COMPANHIA DA PMMG DE VIÇOSA A BATALHÃO

CÂMARA SOLICITA ELEVAÇÃO DA COMPANHIA DA PMMG DE VIÇOSA A BATALHÃO

Medida elevaria o contingente de policiais na região. Reivindicação é antiga.

De autoria do vereador Helder Evangelista e assinada pelos demais parlamentares, foi aprovada a representação de n° 019/2014 da Câmara Municipal, que solicita ao Governador do Estado de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho, a elevação da 97ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), localizada em Viçosa, à categoria de Batalhão, conforme previsto na Lei Estadual de n° 6.624/75.

Atualmente, a 97ª Cia. da PMMG é subordinada ao 21º Batalhão, localizado em Ubá. Caso fosse instalado um batalhão no município, três companhias responderiam ao comando de Viçosa. Além disso, um tenente-coronel – e não um major – seria o comandante desta fração da PMMG. Um dos principais benefícios que essa medida acarretaria seria o aumento exponencial de policiais na região. O vereador autor da representação explica que o ganho de efetivo não seria somente para Viçosa, mas para todos os municípios vizinhos.

– Não haveria somente melhorias para o município de Viçosa, mas para toda a microrregião. Nós teríamos melhoria no efetivo, que nós sabemos que o efetivo da nossa cidade está defasado em mais de 50%, e teríamos melhoria na logística, com o recebimento de viaturas – pontua Hélder.

A representação foi assinada pelos vereadores na sessão ordinária da Câmara Municipal do dia 28 de outubro. Em âmbito geral, os vereadores discursaram no sentido de que é necessário um maior investimento estadual em segurança pública em Viçosa.

– Nossos policiais são poucos e tem uma carga de trabalho muito grande. (…) Não tem como dar conta. Aí, o cidadão critica a polícia, mas não vê as dificuldades que a polícia encontra nesse momento. (…) Não tem como [a polícia] estar presente na cidade toda. Não tem como tomar conta da cidade toda – argumenta o vereador.

Conforme dados estatísticos oficiais, o município, a cada ano, tem apresentado um alto índice de criminalidade dentro de rankings estaduais e nacionais.

Pedro Vital

Deixe uma resposta

Top