Você está aqui
Início > Cidade > Prefeitura de Viçosa solicita aumento da captação de água no Rio Turvo Sujo

Prefeitura de Viçosa solicita aumento da captação de água no Rio Turvo Sujo

Medida visa aumentar a capacidade de armazenamento e de tratamento de água a longo prazo.

Diante da crise de água que a cidade de Viçosa tem passado nos últimos meses e tendo em vista o potencial de água disponível no Rio Turvo Sujo, o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, solicitou, junto ao Instituto Mineiro de Gestão de Águas (IGAM), uma autorização para aumentar o volume captado no Rio pela Estação de Tratamento de Água da Violeira (ETA II).

A visita à sede do IGAM, na cidade administrativa de Minas Gerais, aconteceu na última segunda-feira (19). O prefeito foi recebido pela diretora geral do instituto, Marília Melo, que disse estar sensibilizada com a situação de Viçosa e adiantou que irá aprovar o aumento da outorga dentro de duas semanas. O ofício para esse fim foi protocolado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa (SAAE), nessa terça-feira (20), na Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), em Ubá.

Com o aumento da outorga, o SAAE poderá captar 250 litros de água por segundo, possibilitando o manejo da água tratada da ETA II para a ETA I, que abastece cerca de 70% da população e cujo volume de captação está abaixo do volume normal. Atualmente a autarquia capta apenas 80 litros por segundo do Rio Turvo Sujo.

De acordo com o diretor presidente do SAAE, Antônio Lima Bandeira, atualmente, a ETA II tem capacidade para tratar apenas 100 litros por segundo. Logo, obras para aumentarem o reservatório, reformarem a ETA II e aumentarem as adutoras precisarão acontecer para que o aumento da outorga realmente tenha valor. Bandeira acredita que esse projeto terá conclusão apenas em meados de 2016.

Deixe uma resposta

Top