Tiro de Guerra de Viçosa tem novo comando
20 de janeiro de 2015

A troca de comando do Tiro de Guerra (TG) de Viçosa aconteceu, no Plenário da Câmara Municipal, na última sexta-feira (16). O 1º Sargento de Infantaria Domingos Lemes da Silveira assumiu o cargo de chefe de instrução do TG de Viçosa, ocupado até então pelo 1º Sargento de Infantaria Fernando Antônio Honório.

Na foto, o momento em que o Sargento Silveira, em continência, se apresenta ao delegado da 24ª Delegacia de Serviço Militar, 1º Tenente José de Arimatéa Resende.

A cerimônia também contou com a presença do 2° secretário da Mesa Diretora da Casa, Luis Eduardo Figueiredo Salgado; do prefeito de Viçosa e, oficialmente, diretor do TG, Ângelo Chequer; e do ex-combatente, sargento Joaquim Saraiva da Silva.

Tiro de Guerra

O TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar soldados e ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o Exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O Exército fornece os instrutores – normalmente sargentos ou subtenentes –, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações. Por isto, geralmente, o prefeito se torna o diretor do tiro de guerra.

Existem hoje mais de 200 TGs distribuídos por quase todo o território brasileiro.

publicidade

publicidade

publicidade