Viçosa: Fachada da Escola Edmundo Lins será restaurada
4 de fevereiro de 2016

Quem passa pela Avenida Santa Rita, no centro de Viçosa, já se deparou com um prédio antigo e com aparência de abandonado, e que muitos poucos sabem da sua real história e importância para a cidade de Viçosa.

Construído na década de 1930 para abrigar criminosos da época, hoje ao invés de guardas, cadeados e violência o prédio abriga quadros, livros e muito conhecimento  da Escola Municipal Ministro Edmundo Lins, que terá sua faxada restaurada através de uma parceria entre a Prefeitura e a Universidade Federal de Viçosa.

A informação foi confirmada nesta segunda-feira (4) pelo Departamento de Cultura e Patrimônio da Prefeitura e o início da reforma é para esta semana.

_MG_8860

O prédio foi tombado pelo Departamento de Patrimônio da Prefeitura por seu valor histórico e arquitetônico, que retrata vários períodos da história de Viçosa. O prédio que sedia a escola já passou por três grandes reformas:

Em 1970 quando visou reparo e manutenção da estrutura; em 1997 com ampliação e adaptação e em 2015 mais uma ampliação e construção de quadra poliesportiva.

_MG_8851
A chefe do Departamento de Cultura e Patrimônio, Cíntia Ferraz, explicou que a restauração será realizada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), sob coordenação da restauradora Helena Fortes. A parceria foi viabilizada através de convênio assinado entre a Prefeitura e a UFV. Cíntia disse ainda que a restauração cumpre o desejo e a meta do Conselho Municipal de Cultura e do Patrimônio Cultural e Ambiental de Viçosa, que no ano de 2011 aprovou a utilização de recursos do ICMS Patrimonial na restauração da fachada do prédio.

Segundo a restauradora Helena Fortes, o trabalho será iniciado ainda nesta semana e a previsão é que seja concluído antes do início das aulas. Serão restauradas portas, portões, janelas, batentes, piso, ornamentações, desenhos e também a pintura. Além disso, o prédio ganhará ainda iluminação externa com holofotes, para valorizar e proporcionar uma melhor visualização do prédio durante a noite.

_MG_8869

Atualmente a fachada do prédio é azul, a nova tonalidade  ainda não está definida. Helena

publicidade

publicidade

publicidade