Diversas árvores foram cortadas pela Prefeitura em Viçosa
16 de maio de 2016

Na semana passada 87 árvores que estavam plantadas na Rua Gomes Barbosa, no Centro da cidade de Viçosa foram cortadas rente ao chão. Rapidamente diversas imagens do corte das árvores circularam por diversos grupos de WhatsApp e Facebook da cidade. Muitas pessoas se mostraram indignadas com o corte das árvores. Como você pode ver nas imagens o corte das árvores foi realizado por funcionários da Prefeitura de Viçosa.

Procuramos a Prefeitura para que fossem dadas explicações sobre o por que das árvores estarem sendo cortadas rente ao chão. Em nota a Prefeitura informou que, essas 87 árvores  foram cortadas por que suas raízes estavam destruindo a calçada. O corte foi autorizado pelo Instituto Estadual de Florestas e comunicado a Polícia Militar de Meio Ambiente da cidade.

Ainda segundo a Prefeitura um estudo de todas as árvores da Rua Gomes Barbosa foi realizado pelo  Departamento Municipal de Meio Ambiente, que resultou em um laudo técnico que identificou instabilidade nos troncos da maioria das árvores, com exceção das quaresmeiras.

No lugar das árvores cortadas serão plantadas outras.
No lugar das árvores cortadas serão plantadas outras, cujas raízes não danificam a calçada.

O secretário municipal de Agropecuária, Marcos Roberto Fialho, cuja pasta engloba o departamento de Parques e Jardins, explicou que o objetivo da ação é prevenir possíveis acidentes, já que o laudo mostrou que as árvores apresentam risco de tombamento. Marcos ressaltou, porém, que o replantio será providenciado assim que concluído o trabalho de corte.

Serão plantadas mais árvores do que a quantidade retirada. São 95 novas árvores floríferas de espécies variadas e adequadas para o ambiente urbano, cujas raízes não danificam a calçada e a copa é de fácil manutenção. Cada muda será protegida por um gradil de metal para evitar danificações.

publicidade

publicidade

publicidade