Inscrições para o Enem 2016 terminam nesta sexta
19 de maio de 2016

O prazo das inscrições para o exame nacional do ensino médio (enem) 2016, que devem ser feitas exclusivamente pela internet, termina as 23h59 desta sexta-feira (20). As provas acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro

A estimativa é a de que, em 2016, o enem receba cerca de oito milhões de inscrições. Além dos concluintes do ensino médio, matriculados em escolas da rede pública, estão isentos da taxa de inscrição (r$ 68,00) aqueles que se declararem carentes.

Este ano os não isentos poderão efetuar o pagamento da taxa em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos correios, por meio de guia de recolhimento da união (gru). O pagamento deverá ser feito até as 21h59 (de brasília) do dia 25 de maio.

No ato da inscrição on-line, os candidatos precisam informar um número de celular ou de telefone fixo válido, bem como cadastrar um endereço eletrônico (e-mail), que não pode ser usado por outro participante.

Novidades
pela primeira vez, o exame terá reconhecimento individual, com a impressão da digital na ficha de identificação do participante por meio de selo gráfico, autoadesivo. O procedimento reforçará a segurança e evitará fraudes. Outra novidade é que os candidatos poderão acompanhar as suas inscrições pelo aplicativo desenvolvido pelo ministério da educação. O recurso, disponível parasmartphones, possibilitará o acesso a informações como cronograma do enem, mural de avisos, dicas e resultados, além de espaço para contato.

Vale lembrar que, para esta edição, foi lançado ainda pelo mec o hora do enem, plataforma de estudos, com aulas e exercícios. A partir dela é possível realizar simulados, como o que ocorreu no último dia 30, e que será reaberto nos dias 7 e 8 de maio. Estão previstos ainda outros simulados para os dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro.

publicidade

publicidade

publicidade