Funcionários são presos por desviar alimentos e recursos do restaurante da UFV
21 de julho de 2016

A Polícia Federal realiza, nesta hoje, quarta-feira 20, no Campus Viçosa da Universidade Federal de Viçosa a Operação "Recanto das Cigarras" para apurar a suspeita de que funcionários da UFV estão desviando alimentos e recursos do Restaurante Universitário  custeados pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) da União repassados para UFV.

Pela manhã foram cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e oito de condução coercitiva expedidos pela Justiça Federal de Viçosa. De acordo com a Polícia Federal, a universidade colaborou com as investigações.

De acordo com a PF as investigações apontam que  esquema teria desviado R$ 2 milhões por ano. A Polícia ainda não informou a quanto tempo o esquema estaria funcionando dentro do restaurante e por isso o valor desviado pode ser ainda maior.

Os policiais estiveram em diversos  locais dentro da UFV e também nas casas dos suspeitos. Todos foram conduzidos para a  base de operações da Polícia Federal, instalada na UFV, onde estão sendo interrogados.

A PF informou que as investigações começaram no mês junho deste ano, revelando a existência de suposto grupo de funcionários que, há anos, de forma reiterada, estaria causando prejuízo à UFV. Eles se apropriavam e desviavam gêneros alimentícios dos estoques, armazéns e do próprio Restaurante Universitário do campus Viçosa.

Os dois servidores que foram presos teriam relação com a gestão dos gêneros alimentícios. Além do afastamento compulsório das atividades funcionais e da restrição de acesso à universidade, os investigados podem responder por peculato e associação criminosa, cujas penas cominadas são de reclusão de 2 anos a 12 anos e de 1 anos a 3 anos, respectivamente, sem prejuízo de futura responsabilização disciplinar e por improbidade administrativa.

A operação mobilizou 70 policiais federais com apoio de equipes de Divinópolis, Varginha e Belo Horizonte e é resultado de operação do Núcleo de Repressão a Crimes de Desvio de Recursos Públicos da Polícia Federal. O nome da operação faz referência a um espaço que existe no campus da UFV e também à parábola bíblica da cigarra e da formiga.

Fonte: TV Integração e Rádio Montanhesa

publicidade

publicidade

publicidade