Mais de 800 crianças vacinadas contra Polio, HPV e febre amarela em Viçosa
5 de outubro de 2016

A Sala de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou nesta terça-feira 04, o balanço da campanha de multivacinação e atualização dos cartões, realizada em setembro. A campanha, que ocorreu entres os dias 19 e 29 do mês passado, contabilizou 1722 crianças, de 15 meses a 4 anos de idade, das quais 828 receberam 1695 doses de todas as vacinas do calendário.

A Coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas, a enfermeira Dayana Alves, explica que a diferença entre o número de crianças atendidas e as que efetivamente receberam a vacina se deve ao fato de que a campanha tinha como objetivo imunizar apenas quem estivesse com o cartão desatualizado.

Além disso, a campanha veio para suprir o hiato em que a vacina contra a poliomielite oral trivalente (VOP) ficou de fora do calendário, por determinação do Ministério da Saúde, e agora volta, na versão bivalente. Segundo a enfermeira, isso se deve ao entendimento do Ministério da Saúde de que apenas dois vírus da poliomielite estão em circulação e por isso a oferta da vacina trivalente foi suspensa, em fevereiro, até a implantação da bivalente, explica.

Foram vacinados também adolescentes e pré-adolescentes com mais de 9 anos e menos de 15. Eles foram imunizados contra a febre amarela e HPV, no caso das meninas, e contra apenas a febre amarela, entre os meninos. Os números dessa faixa etária não foram contabilizados pelo Ministério da Saúde.

publicidade

publicidade

publicidade