CUIDADOS PARA NÃO SER ENGANADO DURANTE A BLACK FRIDAY
24 de novembro de 2016

Consumidores de todo país aguardam mais uma edição da “Black Friday”, ação do varejo que promete oferecer descontos significativos em vários produtos na próxima sexta-feira 25. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas, como ocorreu em ações passadas. Tanto é que a iniciativa ganhou o apelido de Black Fraude'.

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para que o cliente evite cair em golpes.

Dicas para o consumidor:

* Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.

* Durante esta semana, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira 25, confira se o produto faz parte da “Black Friday” e compare seu preço com os que você coletou.

* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.

* Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. Na semana passada o Procon Assembleia detectou, em uma rede social, o anúncio de uma TV por menos da metade do preço normal, supostamente publicado por uma grande loja de varejo. Uma ligação para o SAC da empresa foi o suficiente para comprovar que se tratava de uma fraude. Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS.

* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.

* Confira uma lista preparada pela Fundação Procon SP chamada “Evite esses sites”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.

*O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon Assembleia recomenda ligar para confirmar todos os dados.

* Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa. O site Reclame Aqui é uma boa fonte para essas informações.

* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

* Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

* Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.

* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafes. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.

* Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.

Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de Viçosa que funciona das 8 às 12 e das 14 às 17 horas  no Edifício Roberto Del Giudice, Praça do Rosário, nº 01, 11º andar, Centro, Viçosa. Telefone: (31) 3892-5222.

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