FEBRE AMARELA: MACACOS SÃO ENCONTRADOS MORTOS NA REGIÃO
19 de janeiro de 2017

Macacos que transmitem o vírus da febre amarela foram encontrados mortos nas zonas rurais das cidades de Raul Soares e Manhuaçu na região norte da zona da mata mineira a 90 KM de Viçosa.

Em Raul Soares uma família que mora na comunidade rural de Córrego dos Valerianos, no distrito de Santana do Tabuleiro encontraram o corpo de um macaco. Os donos do sítio contaram à equipe de reportagem da Doctum TV, que perceberam a presença de alguns urubus em uma mata, que fica nos arredores da propriedade rural.

Ao se aproximarem para verificar o que era, encontraram o animal rodeado de mosquitos. A família já entrou em contato com a Secretaria de Saúde de Caratinga, que irá analisar o que foi encontrado e adotar as medidas cabíveis. Por medida de segurança, todos os moradores da localidade, foram orientados a sair da propriedade rural.

Já em Manhuaçu o setor de  Vigilância Ambiental, da Secretaria de Saúde do município, confirmou que foram encontrados cinco macacos mortos na zona rural do município na última sexta-feira 14 e no sábado 15.

Segundo a coordenadora de Vigilância Ambiental, Emilce Estanislau, um animal foi localizado em Palmeirinhas e outro na cabeceira de Manhuaçuzinho (área de São Sebastião do Sacramento) na sexta-feira. No sábado, outros dois foram encontrados no Barreiro e o quinto na Roça Grande.

As medidas necessárias quanto à preservação do local onde estão os animais foram tomadas pelo setor de Vigilância Ambiental do município.

Como determinam as normas estabelecidas para estes casos, a Secretaria Municipal fez a notificação oficial à Secretaria de Estado de Saúde (SES) para que a mesma faça o recolhimento de material necessário para saber se a morte dos macacos tem relação ou não com a febre amarela silvestre.

Fonte: Doctum TV e Portal Caparaó

 

 

publicidade

publicidade

publicidade