MACACO DEBILITADO É ENCONTRADO EM PONTE NOVA E ESTADO APURA SE ELE ESTÁ INFECTADO COM A FEBRE AMARELA
6 de fevereiro de 2017

No início da semana passada a divulgação de um vídeo de um macaco caído às margens de uma rodovia na zona rural de Ponte Nova deixou as autoridades de saúde em alerta e provocou certo pânico entre os moradores da região em relação ao surto de febre amarela, que atinge a região leste de Minas Gerais e outros estados. O motivo de pânico foi à fala de uma pessoa que gravou o vídeo do macaco e irresponsavelmente alegou que o animal estaria contaminado com o vírus da febre amarela.

Rapidamente a Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova tomou conhecimento do vídeo e uma equipe foi enviada ao local para fazer a coleta do animal para realização de exames na capital mineira.

Segundo informações repassadas por pessoas ligadas a Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova (SRS-Ponte Nova), que pediram para não serem identificadas, pois o Estado proibiu que eles falassem à imprensa sobre o surto de febre amarela no estado de Minas Gerais. O macaco foi recolhido por agentes da SRS-Ponte Nova e enviado para um laboratório Belo Horizonte onde seria examinado para constatar ou não que estava infectado com o vírus da febre amarela.

Já a Secretaria Municipal de Saúde Ponte Nova informou através de nota que tomou conhecimento do caso do macaco e logo em seguida foram orientados pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais  a iniciar uma vacinação de bloqueio na zona rural da cidade nas proximidades onde foi encontrado o macaco.

Ainda segundo a nota logo após a vacinação dos moradores da área onde o primata foi encontrado todas as outras comunidades rurais e a parte urbana serão imunizados contra a febre amarela. É previsto o envio de doses suficientes para imunizar toda a população pontenovenese e, portanto, não há motivo para pânico. Ressalta-se que não há casos suspeitos em humanos na região. A nota terminou dizendo que até o final desta semana está previsto que, as vacinas já estejam disponibilizadas para a população urbana.

Confira o vídeo publicado nas redes sociais.

publicidade

publicidade

publicidade