SANTA CLARA RECEBERÁ O PRIMEIRO MUTIRÃO DE DESPEJO DO MOSQUITO DA DENGUE
15 de fevereiro de 2017

A Prefeitura de Viçosa informou que está retomando os trabalhos de combate ao mosquito da dengue no ano de 2017. E nesta quinta-feira 16, ocorrerá o primeiro Mutirão de Despejo do Mosquito" no bairro Santa Clara. O mutirão  é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Departamento de Limpeza Pública do SAAE e tem como objetivo estabelecer uma parceria com os moradores para eliminar do ambiente doméstico materiais inservíveis com potencial para acumular água e se tornar criadouro do mosquito Aedes aegypti, que transmite dengue, zika vírus, chikungunya e também o vírus da febre amarela.

A partir das 9h desta quinta-feira um caminhão do SAAE e os agentes de endemias irão percorrer todas as ruas do Santa Clara, tanto da parte alta quanto da parte baixa e irão recolher todos os tipos de materiais inservíveis, que possam servir de criadouro para o mosquito da dengue.

De acordo com o Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa José  Arimateias Silveira Marques, o primeiro mutirão de despejo do mosquito foi antecipado devido ao surto de febre amarela que atinge o estado de Minas Gerais. Segundo Arimateia a escolha do bairro Santa Clara é estratégico devido ao grande número de focos do mosquito encontrado no bairro, principalmente dentro das bromélias, plantas comuns no quintal de muitos moradores do bairro Santa Clara.

Serão recolhidos materiais como pneus velhos, garrafas, vasilhas e qualquer tipo de entulho que possa acumular água. De acordo com Arimateia não serão recolhidos materiais como guarda-roupas, televisores, sofás, pois esses materiais não acumulam água.

No ano de 2016 foram registradas mais de 60 denúncias a respeito de acúmulo de lixo, caixas d'água destampadas e lotes sujos. Todas as denúncias foram averiguadas e os responsáveis notificados. O telefone para denúncias e informações é o (31) 3892-6430.

Ouça a entrevista do Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa José  Arimateias Silveira Marques a Rádio Montanhesa Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade