TENDA OFERECE TESTE RÁPIDO DE HIV, HEPATITES B e C E SÍFILIS NO CALÇADÃO DE VIÇOSA
17 de março de 2017

A falta de informação e o medo faz com que muitas pessoas deixem de procurar ajuda médica após terem tido relações sexuais sem o uso de preservativos, e isso faz com que muitas pessoas possam portar alguma Doença Sexualmente Transmissível sem saber. Nos dias de hoje são oferecidos exames pelo SUS que detectam em apenas 30 minutos se a pessoa está ou não infectada com alguma DST, como por exemplo o HIV, e caso a pessoa esteja infectada ela pode iniciar o tratamento gratuitamente.

Pensando em aproximar a população viçosense do teste a vereadora Brenda Santunioni (PP), Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania, Prevenção e Segurança Pública da Câmara de Viçosa buscou uma parceria com a Unidade de Atendimento Especializado em HIV/Aids para que os testes pudessem ser feitos na Câmara de Viçosa neste sábado 18, das 09h às 12h. A pessoa não precisa fazer jejum e deve levar um documento oficial com foto.

De acordo com a vereadora Brenda Santunioni levar o teste para a Câmara é uma forma de mobilização e divulgação do serviço que é oferecido gratuitamente. "a nossa maior intenção é que as pessoas façam o teste aqui na Câmara, mas que isso ganhe visibilidade para as pessoas procurem o hospital São joão Batista para fazerem o teste." Brenda ressalta que hoje o maior problema é a sífilis, que está se tornando uma epidemia em todo o país.

Mesmo com as inúmeras formas de prevenção ainda existem muitos casos de pessoas que são contaminadas pelas DST's e para a vereadora Brenda os novos casos que aparecem é falta de responsabilidade. "Hoje tem camisinha de graça onde você for, você tem anticoncepcional de graça para evitar a gravidez é irresponsabilidade, você sabe que tem que usar e hoje criou uma cultura que tem tratamento pra tudo. Então é irresponsabilidade com a vida da pessoa e com a vida do próximo." Pontou a vereadora.

O objetivo da mobilização é divulgar o serviço de testagem e sensibilizar a população para a importância do diagnóstico precoce destas doenças. Segundo a enfermeira e Coordenadora da Unidade de Atendimento Especializado, Tatiana Garcia, a testagem rápida é um exame gratuito e sigiloso que é oferecido diariamente. “A testagem consiste em uma picada no dedo para retirar uma pequena amostra de sangue. O resultado é obtido em até 30 minutos e, em caso de resultado positivo, o indivíduo já sai com uma consulta agendada com um infectologista e acompanhamento psicológico”, esclareceu Tatiana. A coordenadora ainda faz um alerta em relação ao crescimento do número de casos de pacientes com o vírus HIV e de sífilis.

publicidade

publicidade

publicidade