SEGUNDO LIRAa DE VIÇOSA EM 2017 APONTA SITUAÇÃO DE ALERTA EM RELAÇÃO A DENGUE
6 de abril de 2017

O segundo Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de Viçosa em 2017 apontou índice geral de 1,0%, o que indica que não há risco de surto da doença na cidade. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1%. Entretanto, o levantamento também identificou aumento na incidência de infestação nos bairros  de Lourdes, Vale do Sol e São Sebastião, onde o índice subiu de 2,1% para 3,1%, mantendo esses bairros em situação de alerta.

No início do mês de janeiro deste ano a Prefeitura Municipal de Viçosa havia divulgado o resultado do primeiro LIRAa do ano, onde o índice de infestação foi de 0,8%, que é considerado um valor satisfatório e não colocou o município em alerta segundo o Ministério da Saúde.

Foram vistoriadas 1.973 residências no período de 6 a 10 de março. Os dados foram divulgados nesta semana pelo setor de Vigilância Ambiental da secretaria de Saúde. Alguns bairros apresentaram queda na incidência de infestação em relação ao primeiro LIRAa, como Bela Vista, Bom Jesus, Nova Viçosa e Posses, locais onde o índice caiu de 3,1% para 1,5%, ainda dentro do intervalo que mantém essas regiões em situação de alerta.

Para a coordenadora do setor de Vigilância Ambiental, Lilian Souza, o resultado do LIRAa é satisfatório diante dos esforços concentrados em medidas preventivas realizadas desde o segundo semestre do ano passado com campanhas, mutirões e intensificação das ações de fiscalização.

Vale ressaltar ainda que, neste ano de 2017, a secretaria de Saúde de Viçosa notificou apenas 2 casos confirmados de Dengue. Ainda assim, segundo o setor de vigilância epidemiológica, o local provável de infecção de ambos os pacientes é fora de Viçosa. A situação é muito diferente do mesmo período do ano passado, quando foram registrados mais de mil casos somente nos três primeiros meses do ano.

publicidade

publicidade

publicidade