CAMPANHA EXPÕE PERSEGUIÇÃO, PRECONCEITO E ABUSOS COMETIDOS POR PROFESSORES CONTRA ESTUDANTES DA UFV
17 de maio de 2017

Desde semana passada, especificamente quinta-feira (11), uma hashtag tem agitado as redes sociais dos universitários de Viçosa, principalmente os que estudam na Universidade Federal de Viçosa (UFV). A campanha "#NãoÉNormalUFV" foi pensada durante evento criado por pessoas ligadas à movimentos sociais que buscavam, entre outras coisas, discutir o método de ensino empregado por alguns professores, opressões sofridas em sala de aula, preconceitos diversos, depressão, ansiedade e outras doenças causadas pelo estresse e pela pressão que sofrem os alunos e a forma como isso é tratado pela universidade.

A realização da campanha por meio desta hashtag atingiu centenas de alunos, dos mais diversos centros de ensino da UFV. Eles começaram a denunciar os casos - que sofreram e que presenciaram - nas redes sociais, em grupos e em seus perfis pessoais. Em depoimento para o site Brasil de Fato, Bruna Matos, integrante do Levante Popular da Juventude, que organiza o debate, afirma que casos assim são comuns na universidade. “Num período de crise o índice de depressão aumenta. E um dos principais lugares onde isso acontece é dentro da universidade”, explica. Além disso, ela afirma que a ouvidoria da universidade é insegura. "Já aconteceu de carta anônima entregue lá ser lida por professor dentro da sala de aula", denuncia.

A depressão entre jovens é uma doença cada vez mais preocupante. De acordo com o 2º Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), entre os 14 e 25 anos, 21% dos brasileiros têm sintomas que indicam a doença. Um em cada cinco (20%) já pensou em suicídio e 5% já tentou tirar a própria vida.

Procurada pelo site, a UFV se posicionou com a seguinte nota, que segue abaixo na íntegra:

"A Universidade Federal de Viçosa está atenta aos vários aspectos da vida estudantil e tem programas e ações voltadas ao acolhimento e ao desenvolvimento do estudante enquanto cidadão e profissional. A UFV informa ainda que, a partir da legitimidade das manifestações estudantis, está aberta ao diálogo e que a Ouvidoria da instituição (www2.dti.ufv.br/sisouvidoria) é o canal para que as denúncias sejam formalizadas e devidamente apuradas, sendo resguardado o sigilo da informação."

Abaixo o trecho do programa Em Tempo Real, da Rádio Montanhesa, que discute o tema e recebe um relato anônimo, ao vivo, de caso de depressão dentro da UFV.

publicidade

publicidade

publicidade