VIÇOSA AINDA NÃO ATINGIU META DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE E CAMPANHA CONTINUA ATÉ 09 DE JUNHO
30 de maio de 2017

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo final da campanha nacional de vacinação contra a gripe até o dia 9 de junho em todo o país, pois a campanha ainda não alcançou as metas estabelecidas, exceto pra profissionais de saúde. De acordo com a Secretaria de Saúde de Viçosa foi realizada a intensificação da campanha em todos os PSF, Univiçosa, UFV, além da Policlínica no Centro da cidade. Porém no Dia D de vacinação uma forte chuva atingiu a cidade o que inviabilizou a campanha pela pequena procura aos postos estratégicos de vacinação.

Segundo o Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa José  Arimateias Silveira Marques (Arimateia) até a última sexta-feira (26) o município já havia vacinado 87% do público prioritário. A meta é vacinar pelo menos das 16 mil pessoas que fazem parte do público alvo, entre idosos (acima de 60 anos), gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto (em puerpério), crianças entre seis meses e menos de 5 anos de idade, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, povos indígenas aldeados, população carcerária, além dos doentes crônicos, como pessoas com diabetes, asma, bronquite e hipertensão, dentre outros grupos.

A menor porcentagem de alcance da campanha em Viçosa é observada no grupo das crianças maiores de 06 meses a menores que 5 anos, no qual apenas 2.282 crianças foram vacinadas. Arimateia cobra dos pais e responsáveis pelas crianças, que compõem os grupos de riscos a responsabilidade de vacinação dos pequenos. Em Viçosa a vacina é oferecida na Policlínica (Rua José da Cruz Reis, 105, Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Gripe

A gripe é uma infecção aguda causada pelo vírus Influenza, que afeta o sistema respiratório e pode provocar complicações graves, inclusive a morte, se não for tratada a tempo, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção.

A síndrome gripal, que se caracteriza pelo aparecimento súbito de febre, dor de cabeça, dores musculares, tosse, dor de garganta e fadiga, é a manifestação mais comum. Nos casos mais graves, geralmente, existe dificuldade respiratória e há necessidade de hospitalização.

A transmissão do vírus Influenza ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Confira a entrevista do Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa José  Arimateias Silveira Marques ao Programa Em Tempo Real da Rádio Montanhesa Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade