ADOLESCENTE VENDE BONECAS DE ORIGEM AFRICANA PARA PODER REPRESENTAR VIÇOSA EM FESTIVAL INTERNACIONAL DE HIP HOP
16 de junho de 2017

A estudante Gabriely Rosa, 11 anos, moradora do bairro Carlos Dias, região periférica de Viçosa foi selecionada junto com o seu grupo de dança Projeto Voar para representar Viçosa no Festival Internacional de Hip Hop no mês de julho em Curitiba. Mas, para que Gabriely e seu grupo possam se apresentar no festival a adolescente está vendendo bonecas abayomis, que são de origem africana.

Bonecas abayomis, que estão sendo vendidas pela Gabriely. Foto: Reprodução Facebook

Em entrevista ao programa Em Tempo Real da Rádio Montanhesa AM 1500 Viçosa a pequena Gabriely, com a ajuda da coordenadora do projeto Pérolas Negras Andreza Luciane de Souza, a adolescente explicou que “abayomi significa encontro precioso... é por que quando os escravos vinham lá da África para o Brasil... nos porões dos navios as mães rasgavam suas vestes para fazer bonecas para acalentar as crianças.” Contou Gabriely.

De acordo com o site afreaka “Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.”

Sem papas na língua a pequena Gabriley, disse que para disputar o festival ela e seus colegas de grupo de dança necessitam apenas de dinheiro para custear as passagens e demais despesas na capital paranaense durante o festival.

Além da venda das bonecas abayomis, também estão sendo vendidas rifas de cestas de guloseimas e produtos de beleza para ajudar nas despesas das crianças.
De acordo com a Coordenadora do projeto Pérolas Negras Andreza Luciane de Souza estão sendo vendidas as bonecas, chaveiros e cordões, que custam entre R$ 5,00 e R$10,00. Também estão sendo vendidos quadros de pintura e grafites, que são produzidos por adolescentes participantes do projeto Casa Cultural do Moro, que atende crianças e adolescentes do bairro Carlos Dias.

As bonecas também podem ser encomendadas via telefone pelo número (31) 9 8627-9397. Outra forma de adquirir as abayomis é através de um formulário, que você pode acessar clicando aqui.

O FIH2, Festival Internacional de Hip Hop é um evento que oferece  ao público e participantes a expressão da linguagem artística do Hip Hop Dance. Proporciona o encontro nacional e internacional de dançarinos, professores e coreógrafos objetivando o intercâmbio cultural e promoção de uma atualização e reciclo profissional por meio das competições, mostras, oficinas e palestras.

Confira a entrevista da Gabriely a Rádio Montanhesa AM 1500 Viçosa

https://www.facebook.com/NegrasPerolas/videos/763659983814490/?hc_ref=PAGES_TIMELINE

publicidade

publicidade

publicidade