CINECLUBE CARCARÁ REALIZA MOSTRA SOBRE ORGULHO LGBT
26 de junho de 2017

Em comemoração ao Dia Internacional do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que é comemorado nesta quarta-feira (28), o Cineclube Carcará está realizando até o dia 30, a mostra de filmes Orgulho: Cinema LGBT com o intuito de debater a representatividade da comunidade nos cinemas.

Serão cinco dias de exibição de filmes e documentários, que abordam as causas LGBT e são produzidos no circuito de cinema alternativo, que engloba as produções de pequenas produtoras e que não exibidas em salas de cinema normais e sim para mostras e festivais.

Segundo o estudante de Engenharia Florestal da UFV e membro do Cineclube Carcará, Mateus Durso Martins a mostra estava preparada desde o ano de 2016, mas por falta de agenda do Carcará ainda não tinha sido realizada.

Mas, no inicio deste ano a coordenação do Cineclube decidiu que os filmes e documentários seriam exibidos durante o mês de julho, que é dedicado ao orgulho LGBT, pois o julho é uma referência à revolta de Stonewall, ocorrida em Nova York, no dia 28 de junho de 1969, quando um grupo de gays resolveu enfrentar a frequente violência policial sofrida pelos homossexuais.

“O objetivo da mostra é discutir a representatividade LGBT no cinema de forma a abranger toda população LGBT. Pra tanto nós escolhemos quatro filmes que representem pessoas diferentes dentro da comunidade: um filme que trata sobre homem gay, outro sobre mulher lésbica, outro sobre bissexualidade e outro sobre trans.”, conta o estudante Matheus Durso.

Estão sendo realizadas duas sessões diárias uma às 14h e outra às 18h30 e após a exibição dos filmes é realizado um debate à cerca do tema mediado pelos membros do Carcará e de convidados e convidadas especiais.

Nesta segunda-feira está sendo exibido o documentário Lampião da Esquina, produzido pela Produtora Doctela e dirigido por Lígia Perez, onde é contada a história da criação do primeiro jornal LGBT do Brasil, o Lampião da Esquina.

Ainda segundo Matheus Durso o grande objetivo e maior desafio do carcará é complementar a experiência do cinema. “Nós queremos oferecer a oportunidade do debate, da conversa pós-filme, pra acrescentar na experiência; somando a isso a gente busca sempre exibir filmes que correm fora do cinema comercial e que nem sempre acabam chegando ao público de Viçosa.”

A proposta da mostra Orgulho: Cinema LGBT é realizar uma discussão sobre a representatividade LGBT no cinema e a fuga do estereótipo LGBT que tem maior destaque no cinema comercial.

A mostra está sendo realizada no Cineclube Carcará no porão do Centro de Vivência da UFV e a entrada é gratuita e aberta a todos e não apenas aos membros da comunidade LGBT.

PROGRAMAÇÃO:
26/jun às 14h e 18h30: Lampião da Esquina
27/jun às 14h e 18h30: C.R.A.Z.Y.
28/jun às 14h e 18h30: Canções de Amor
29/jun às 14h e 18h30: Pariah, contando com a presença do Coletivo Feminista Beladonas
30/jun às 14h e 18h30: Tangerine com a participação da vereadora trans Brenda Santunioni, às 18h30.

28 de junho

Na madrugada daquele sábado, 28 de junho de 1969, homossexuais que se encontravam no bar gay  Stonewall Inn  resolveram enfrentar a ação da polícia, permanecendo por vários dias confinados dentro dele e recebendo o apoio de uma multidão de gays e lésbicas que, amontoados do lado de fora, apoiavam a resistência. A partir de então, o episódio passou a ser considerado como o da libertação gay, elevando o status de 28 de junho, que passou a ser tido como O Dia Internacional do Orgulho Gay.

publicidade

publicidade

publicidade