IMPLANTAÇÃO DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE VIÇOSA MAIS UMA VEZ É SOLICITADA AO ESTADO APÓS 10 ANOS DE CRIAÇÃO
21 de junho de 2017

Já se passaram mais de 10 anos da aprovação da lei que instituiu a criação da Superintendência Regional de Ensino de Viçosa (SRE), mas até o momento o Governo do Estado vem negando a instalação da regional que beneficiará Viçosa e outros 10 municípios, que compõem a microrregião.

Deputado Tiago Cota ao lado da Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, do vereador Professor Idelmino e da ex vereadora Cristina Fontes. Foto: Assessoria do Deputado.

Neste período várias ações foram realizadas para cobrar do Estado o cumprimento da lei, como por exemplo, a realização de uma Audiência Pública no ano de 2016 em Viçosa juntamente com a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na ocasião deputados e representantes do Governo do Estado prometeram agilidade na instalação da SRE, mas apenas depois de um ano da realização da audiência as  lideranças políticas voltaram a cobrar da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais o cumprimento da lei.

Esta semana a secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo, recebeu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, o deputado estadual Thiago Cota (PMDB), o vereador de Viçosa, Professor Idelmino (PCdoB) e da ex-vereadora, Cristina Fontes, para uma reunião com o objetivo de buscar a implementação da SRE no município.

A secretária informou aos políticos, que a instalação da Superintendência no Município é uma proposta viável, mas que deve ser elaborada de forma inteligente e estratégica, principalmente em razão da logística dos municípios que poderiam fazer parte da nova regional.

Serão beneficiados com a instalação da SRE os municípios de Viçosa, Araponga, Canaã, Cajuri, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras, que atualmente são subordinados a SRE da cidade de Ponte Nova e os municípios de Ervália e Coimbra, que pertencem a SRE de Ubá. A instalação de uma Superintendência em Viçosa diminuirá a distância entre as escolas e a SRE e proporcionará um maior número de profissionais para atender toda a demanda região na área educacional.

Para o vereador Idelmino, a instalação da Regional de Ensino representará um ganho social e educacional significativo para Viçosa. Durante a reunião, o vereador lembrou a secretária que essa proposta foi uma das mais bem votadas durante a realização do Fórum Regional da região do Alto Caparaó. Idelmino afirmou também que acredita que a proposta possa vir a se tornar realidade e conta com o apoio do Governo do Estado para que o município possa ser agraciado com a criação deste polo educacional.

Da reunião entre a secretária estadual de educação e as lideranças políticas de Viçosa não houve nenhum resultado concreto, que possa beneficiar a área educacional de Viçosa e região, se ouviu apenas promessas, que não tem data para serem cumpridas.

publicidade

publicidade

publicidade