PREFEITURA INSTALA ELETROCARDIOGRAMAS NAS UBSS
21 de junho de 2017

A secretaria de Saúde de Viçosa lançou, na última semana, o programa Coração Forte, que tem por objetivo aprimorar o trabalho de prevenção de doenças cardíacas e o acompanhamento contínuo de pessoas com esse tipo de doença por meio da descentralização da oferta de exames.

A primeira etapa do programa, que já está em execução, é a instalação de aparelhos eletrocardiogramas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). O Município já investiu aproximadamente 18 mil reais na aquisição de cinco unidades e, até julho de 2018, espera equipar todas as Equipes de Saúde da Família da cidade. Na semana passada o prefeito Ângelo Chequer fez a entrega dos primeiros aparelhos aos enfermeiros que coordenam as unidades dos distritos de São José do Triunfo e Cachoeira e Santa Cruz, dos bairros Nova Viçosa/Posses e Cidade Nova/Barrinha e da Policlínica.

"Essas unidades foram as primeiras a serem beneficiadas devido à localização distante do centro da cidade. O objetivo é facilitar a vida desses pacientes, que até então se deslocavam para a Policlínica ou para o Centro Estadual de Especialidades, que eram as únicas unidades que contavam com o aparelho", salientou o prefeito.

Para o enfermeiro Filipe Teixeira Mota, coordenador da UBS de São José do Triunfo, o aparelho será de grande importância para o trabalho preventivo. "Será ótimo poder contar com um aparelho que nos ajudará a investigar a necessidade clínica do paciente e prevenir casos como infarto agudo e arritmia cardíaca", disse.

A chefe do departamento da Rede de Atenção à Saúde, Maria Aparecida de Paula Silva, contou que os enfermeiros e técnicos das unidades que receberão o equipamento serão treinados para realizar o exame. O médico cardiologista da rede, Francisco Quintão Valente, será o responsável pelo treinamento.

O secretário de Saúde, Marcus Schitini, destacou que o programa Coração Forte integra uma série de ações que buscam a reestruturação da rede. "Neste momento nossas forças estão concentradas no sentido de tornar o Programa Saúde da Família efetivo em sua integralidade, investindo na compra de equipamentos e na capacitação dos profissionais", salientou. Schitini anunciou ainda a compra de novos nebulizadores para todas as UBSs até julho de 2018.

Com informações da Diretoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade