VIÇOSA TERÁ PROVAS DO ENCEJA PARA JOVENS E ADULTOS QUE NÃO CONCLUÍRAM OS ESTUDOS
26 de julho de 2017

Viçosa será uma das cidades onde serão aplicadas as provas do  Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), no dia 8 de outubro. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas no período de 7 a 18 de agosto, exclusivamente via internet, no portal oficial para inscrições do Encceja.

O Encceja é um exame gratuito e de participação voluntária, ofertado aos jovens e adultos residentes no Brasil e no Exterior, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria. Constitui-se em um exame para atestar as competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou nos processos formativos. Esses últimos incluem o desenvolvimento na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais, entre outros.

A partir deste ano, com a publicação da Portaria nº 468 de 3 de abril de 2017, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio não poderão ser utilizados para fins e certificação do Ensino Médio. Dessa forma, o Encceja passa a ser ofertado para participantes que desejam certificar-se no Ensino Médio e no Ensino Fundamental tanto no Brasil quanto no Exterior. O participante deverá optar pelo nível de Ensino que deseja obter o certificado no momento da inscrição.

No Brasil e no exterior, o exame pode ser realizado para solicitar a certificação no nível de conclusão do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A prova é destinada ao público com no mínimo 15 (quinze) anos completos na data da prova para o Ensino Fundamental. Já para o Ensino Médio, os interessados podem solicitar a certificação desde que tenham no mínimo 18 (dezoito) anos completos na data da prova.

publicidade

publicidade

publicidade