INCÊNDIO DESTRUIU CERCA DE 40 HECTARES DO PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO EM ARAPONGA
30 de outubro de 2017

Um incêndio atingiu pelo menos 40 hectares de mata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro entre as cidades de Fervedouro e Araponga. A informação foi dada pelo diretor da unidade de conservação, José Roberto Mendes de Oliveira. Os primeiros focos do incêndio surgiram no último domingo (22), mas fugiram do controle dos brigadistas a última sexta-feira (27). Ainda conforme Oliveira, quase 200 hectares de área também foram atingidos no entorno do parque.

O Aeroporto de Viçosa foi fundamental para o combate ao incêndio, pois as duas aeronaves usadas na operação eram abastecidas com água na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa da PMV.

Na última quinta-feira (26), duas aeronaves Air-Tractor do Governo de Minas foram usadas no combate ao incêndio e durante toda a quinta-feira milhares de litros de água foram enviados de Viçosa nas duas aeronaves para combater o incêndio. Um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais também deu apoio a operação. O corpo de Bombeiros de Viçosa e a Defesa Civil participaram da operação de contenção do incêndio. De acordo com o chefe da primeira ala operacional Alexandre Dumas duas aeronaves foram abastecidas na cidade o trabalho durou cerca de 40 minutos.

Ainda segundo Oliveira as chuvas que atingiram a região neste final de semana, inclusive na área do parque foram fundamentais no combate ao incêndio, que está totalmente controlado.

publicidade

publicidade

publicidade