2 A CADA 3 CIDADÃOS VIÇOSENSES QUEREM A VOLTA DO FUNCIONAMENTO DOS SUPERMERCADOS AOS DOMINGOS
1 de novembro de 2017

Uma pesquisa encomendada pela Casa do Empresário foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro em Viçosa pelo Instituto Futura. O estudo levantou as principais preocupações que fazem parte da vida do viçosense além de traçar um perfil do consumidor da cidade.

Para 63% dos entrevistados os supermercados deveriam voltar a abrir aos domingos. Na pesquisa foram ouvidos apenas os cidadãos com título eleitoral cadastrado em Viçosa excluindo assim a população de estudantes, que é considerada flutuante.

Segundo dados levantados, a cada 3 cidadãos, 2 querem os supermercados abertos no domingo. A Casa do Empresário de Viçosa posiciona-se a favor de uma revisão pela Câmara dos Vereadores à respeito da Lei Municip al 090/2014, que proibiu o funcionamento dos estabelecimentos, levando também em consideração que no dia 16 de agosto deste ano o presidente Michel Temer assinou o decreto que reconhece os supermercados como atividade essencial da economia. Agora fazendo parte do setor essencial da economia, os supermercados passam a ter segurança jurídica para contratar funcionários e negociar com as prefeituras e sindicatos da classe o funcionamento dos estabelecimentos aos domingos e feriados em todo o Brasil.

Ainda de acordo com a Casa do Empresário, seria interessante Viçosa se orientar pelo que a maioria das cidades seguem. Hoje em dia, se trataria da permissão para as empresas abrirem todos os dias respeitando a CLT que já protege o trabalhador com relação ao seu descanso.

Vale ressaltar que, a ponderação amostral tomou por base; gênero masculino e feminino; distribuição dos habitantes por região, faixa etária, instrução e renda. Foram utilizados para esta ponderação, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), do TREMG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais) e do SAEE. As entrevistas foram realizadas no domicílio dos eleitores, num total de 457 entrevistas. A margem de erro para esta pesquisa é de aproximadamente 4,6% para mais ou para menos, com 95% de índice de confiança.

publicidade

publicidade

publicidade