Você está aqui
Início > Destaque da semana > BRASILEIRO TEM SE PREOCUPADO MAIS COM NOTÍCIAS FALSAS DAS REDES SOCIAIS

BRASILEIRO TEM SE PREOCUPADO MAIS COM NOTÍCIAS FALSAS DAS REDES SOCIAIS

Com a evolução e o uso excessivo das redes sociais e internet em geral, as pessoas precisam saber lidar com a enxurrada de noticias e é por isso que surgiram as “fake news”, ou em português, as noticias falsas. É comum recebermos todos os dias algumas informações um tanto quanto duvidosas, como por exemplo, a morte de alguma pessoa famosa.

Pensando nisso a Kantar, empresa mundial de pesquisas, realizou um estudo nos Estados Unidos, no Reino Unido, na França e no Brasil sobre a preocupação das pessoas com as notícias falsas que inundam as redes sociais na internet.

No Brasil cerca de oito mil pessoas foram ouvidas pela empresa. Segundo a pesquisa, de cada quatro pessoas, três verificam se uma notícia é verdadeira antes de compartilhar essa informação. Os pesquisadores dizem que essa comprovação é feita, provavelmente, pela TV, jornal, rádio e revistas, por causa da credibilidade. As pessoas têm recorrido ao jornalismo profissional.

Entre os veículos mais confiáveis estão as revistas semanais, canais de notícias 24 horas, noticiários de rádio, jornais impressos e noticiários de TV. Entre os menos confiáveis estão aplicativos de mensagens e redes sociais. Trinta e novo por cento das pessoas disseram que usam mais fontes de notícias do que há um ano, e 73% disseram que o jornalismo de qualidade é fundamental para uma democracia saudável.

 

Fonte: sistemampa

Deixe uma resposta

Top