Você está aqui
Início > Cidade > VIÇOSA REGISTRA APENAS SETE CASOS DE DENGUE EM 2017

VIÇOSA REGISTRA APENAS SETE CASOS DE DENGUE EM 2017

O Setor de Vigilância Ambiental  de Viçosa, informou hoje(12), que foram registrados apenas sete casos confirmados de dengue no município em 2017 e nenhuma ocorrência de Zika e Chikungunya. Situação bem diferente de 2016, quando foram registrados 3.391 casos.

A coordenadora do Setor de Vigilância Ambiental de Viçosa, Lílian Aparecida Gomes de Souza, atribui o fato ao trabalho realizado pelo setor. Ela destaca principalmente, o empenho da população para eliminar os focos do inseto transmissor, o Aedes Aegypti, por meios de medidas de prevenção como evitar objetos expostos a céu aberto (garrafas pet, vasos de plantas, calhas e outros), piscinas e caixas d`água abertas e sem vedação, lajes sem coberturas que acumulam águas, entre outras.

Mesmo com a diminuição das incidências, o Setor de Vigilância Ambiental continua o trabalho de prevenção com a visita dos agentes às residências e campanhas educativas de mobilização nas escolas. Na primeira semana do ano de 2018, entre os dias 2 e 5, será realizado o Levantamento de Índice Rápido (LIRA), para verificar os locais com maior incidência do mosquito. A ação visa intensificar o combate por meio de mutirão e campanhas de conscientização e educação no ambiente doméstico (medidas que devem ser tomadas em cada domicílio para evitar a proliferação do transmissor).

Lílian lembra ainda que, com a chegada do período chuvoso e a elevação da temperatura, a população deve se mobilizar e os cuidados devem ser redobrados com os locais propícios para a criação e multiplicação do mosquito Aedes aegypti.

 

Deixe uma resposta

Top