SAÚDE IMPLANTA ATENDIMENTO PEDIÁTRICO NA ATENÇÃO BÁSICA EM VIÇOSA
25 de janeiro de 2018

Desde o início do ano as crianças usuárias do SUS em Viçosa contam com atendimento especializado em pediatria na atenção básica. As demandas por atendimento especializado geradas durante consultas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) são agora atendidas no Hospital São Sebastião (HSS).

A novidade foi implantada no início do ano de forma inédita por meio da contratação do serviço junto ao HSS pela secretaria de Saúde. Um médico especialista em pediatria atenderá 156 crianças por mês, com idade entre 0 a 12 anos. Ele complementará o trabalho das UBS no que diz respeito ao acompanhamento do crescimento da criança, amamentação, orientação e aconselhamento mães e pais, além de zelarem por um diagnóstico mais criterioso de doenças.
A chefe do departamento de Controle e Regulação da secretaria de Saúde, Alice Cerqueira, explicou que a oferta será preenchida exclusivamente por encaminhamentos oriundos das UBS dos bairros. "Os médicos da saúde da família da rede já estão cientes da existência do serviço e já podem solicitar encaminhamentos das crianças para o pediatra", ressaltou. Cerqueira explicou ainda que os encaminhamentos são enviados pelas equipes da unidades básicas ao departamento de Regulação e Controle, que procede a marcação e avisa as famílias sobre as datas e horários marcados.

Para o secretário de Saúde, Marcos Schitini, a inserção do atendimento pediátrico na atenção básica é um avanço. "Cuidar da saúde das crianças é garantia de um futuro melhor para todos e o médico pediatra é um agente importante nesse processo, pois auxilia na prevenção de doenças, modificando hábitos nocivos à saúde futura, os quais se estabelecem nesta faixa etária, como obesidade, diabetes, hipertensão arterial, pneumopatias, entre outras".

Fonte: PMV

publicidade

publicidade

publicidade