SAAE NORMALIZA COLETA DE LIXO A PARTIR DESSA SEMANA
8 de fevereiro de 2018

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, informou que a partir desta semana a coleta de resíduos sólidos em Viçosa será normalizada com caminhões em todas as rotas, conforme horários estabelecidos e divulgados no site da Autarquia.

Desde 15 de novembro de 2017 a Autarquia enfrentava problemas com 02 caminhões da frota própria (IVECO EURO CARGO e FORD 1717) avariados, com motores necessitando de retífica. Estes caminhões desfalcaram duas importantes rotas, sobrecarregando os demais em funcionamento, inclusive com a necessidade de uso do caminhão basculante.

A coleta é realizada em Viçosa por 05 caminhões compactadores (02 da Terrasa e 03 do SAAE), sendo 4 rotas atendidas pelo SAAE e as outras 4 pela empresa terceirizada. Diante da impossibilidade do uso de 2 caminhões, passou a terceirizada coletar além das 04 rotas diárias, mais uma, ficando ao SAAE com duas rotas atendidas por apenas 01 caminhão compactador, que na segunda-feira dia 29/01, também apresentou problemas no compactador sendo retirado da rota. Nesse período o serviço ficou comprometido em locais onde a coleta é diária recebendo o serviço em dias alternados.

Segundo o chefe da seção de transporte e logística do SAAE, Jawilson Freitas, os caminhões da Autarquia foram adquiridos em 2010 e 2011. “Esses caminhões possuem enorme desgaste por possuírem equipamento compactador. Cada uma hora trabalhada com 70% de carga por estes caminhões, equivale a 6 horas de trabalho do mesmo caminhão carregado com a mesma carga sem o compactador.” Explicou o chefe do setor dizendo que o funcionamento do compactador depende do motor do caminhão e, “ enquanto o caminhão com compactador percorre a distância de 40 km com 70% de carga, isso equivale a 240 km do mesmo caminhão com a mesma carga sem o compactador.” Completou.

Ainda segundo a Seção de Transporte e Logística do SAAE Viçosa, após realizada a Ata de registro de preço nº 014/2017, para retífica dos motores, publicada em 03/01/2018, foram enviados no dia 08/02 os 02 caminhões compactadores à retífica ganhadora do processo para realização da vistoria e orçamento dos serviços e peças.

Disponibilizada a relação das peças necessárias à retífica dos motores, será licitada a compra de peças, sendo emitida após, a ordem de serviço para realização do serviço de retífica dos motores dos caminhões. Enquanto isso foram contratados em caráter excepcional 02 caminhões para atender a coleta de resíduos sólidos no município para os próximos 60 dias.

A Autarquia informou ainda que nos próximos dias 11 e 13 de fevereiro, respectivamente, domingo e terça-feira, feriado de carnaval, não haverá a coleta no município. Nesses dias o SAAE pede a população que não coloque o lixo para fora das residências e comércios, mesmo em locais que possuam containers.

 

Fonte: SAAE Viçosa

publicidade

publicidade

publicidade