PROJETO DE LEI PREVÊ REAPROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL
17 de setembro de 2014

Vereador quer que novas construções captem e reaproveitem a água das chuvas. Proposta será votada na próxima terça-feira.

 

Viçosa vive um momento crítico de falta de água. A situação inspirou o vereador Carlitos Alves dos Santos (Meio Quilo), a apresentar, na última sessão ordinária da Câmara Municipal, um projeto de lei que, caso seja aprovado, vai obrigar todas as novas edificações do município – de casas a prédios – a criarem um sistema de captação e reaproveitamento da água proveniente da chuva. O vereador destaca que o sistema custaria barato para o cidadão e ainda ajudaria o meio ambiente.

– Esse projeto, sendo aprovado, todos os novos prédios, condomínios e casas vão ter que ter um sistema de captação de água. Ou seja, uma caixa d’água reservatória. E vai ter que ter também um sistema de tratamento dessa água, que é um sistema barato. Vai dar para usar essa água até para beber, por exemplo, no futuro. E vai ser bom para o próprio dono da casa, porque ele vai gastar menos com água.

A primeira votação do projeto de lei 065/2014 irá ocorrer na próxima terça-feira, dia 23, quando o vereador espera que seus colegas proponham emendas e melhoramentos ao projeto.

– Agora, é passar pela votação no plenário. Alguns colegas vão querer propor emendas para melhorar o projeto. Passando pela votação, a lei deve ser sancionada para entrar em vigor – pontua Meio Quilo.

Pedro Vital

publicidade

publicidade

publicidade