DELEGACIA DA POLÍCIA FEDERAL DEVE SER IMPLANTADA EM VIÇOSA
22 de setembro de 2014

Unidade seria instalada no campus da UFV. Demanda de alunos e de professores justificaria a implantação.

A partir do ano que vem, Viçosa pode passar a contar com uma delegacia da Polícia Federal (PF). O Conselho Comunitário de Segurança, o Consep, se reuniu com o superintendente da PF no Estado de Minas Gerais, Sérgio Menezes, e com autoridades do município para discutir o caminho para a implantação de uma delegacia da PF em Viçosa. Porém, de acordo com a vice-presidente do Consep, Cristina Fontes, existem algumas dificuldades que precisam ser superadas.

– A discussão se deu em torno das dificuldades. Dificuldades de pessoal, pois será necessário um concurso, porque, no momento, o número de agentes é muito pequeno para os municípios mineiros – revela.

A principal necessidade da implantação de uma delegacia da Polícia Federal em Viçosa seria a demanda dos estudantes universitários, de acordo com o professor do Departamento de Ciências Sociais da UFV Marcelo Ottoni.

– A Universidade Federal de Viçosa é uma das instituições que mais encaminham estudantes de graduação para o exterior por meio do programa Ciências Sem Fronteiras. Só de atender essa demanda, o número de pessoas que, todos os dias, vão para Belo Horizonte e Rio de Janeiro para pegar um visto, uma liberação, com a Polícia Federal, já justificaria uma delegacia no município – ressalta.

O professor ainda se revelou muito otimista quanto ao processo de implantação da delegacia da PF.

– Foi conversado em BH que é perfeitamente viável, dependendo apenas de trâmites burocráticos para poder oficializar isso – garante Marcelo Ottoni.

Com uma delegacia da Polícia Federal no município os passaportes e os vistos poderiam ser emitidos em Viçosa. O órgão, provavelmente, será instalado no campus da UFV.

Pedro Vital

publicidade

publicidade

publicidade