MARILANGE É ELEITA PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL
15 de dezembro de 2014

Vereadora venceu ainda no primeiro turno. Carlitos Alves será o vice.

Em votação extremamente rápida e sem grandes emoções, a vereadora Marilange Santana Pinto Coelho foi eleita, em primeiro turno, presidente da Câmara Municipal de Viçosa para o biênio 2015-16, nesta segunda-feira (15) à tarde. Com a presença de todos os parlamentares, o atual presidente da casa, o vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado, abriu os trabalhos. Pela primeira vez, a escolha para o cargo máximo do legislativo municipal foi feita de maneira nominal e aberta. Representado a oposição, Marcos Nunes e Geraldinho Violeira concorreram com Marilange para a presidência da casa. Marilange recebeu oito votos, Marcos, seis e Geraldinho recebeu apenas o seu próprio voto. Desse modo, Marilange foi eleita por maioria absoluta em primeiro turno. Ela explicou porque quis ser candidata.

– É quase que uma condução natural. Na minha posição de vice-presidente essa acaba sendo uma condução, do vice-presidente se tornar presidente. Então, é muito nesse sentido. E claro que eu aprendi muito na mesa diretora e devo muito disso ao Luís Eduardo, que foi zeloso e cuidadoso nesses dois anos e me deu oportunidades de conhecer o trabalho e sempre me colocou na linha de frente junto com ele. Depois, teve o desejo de fazer o melhor por Viçosa. Então, na presidência, existe toda a possibilidade da gente trabalhar não só com o legislativo, mas também atrelado com o executivo, pensando em Viçosa coletivamente.

Posteriormente, ocorreu a eleição para vice-presidente. A princípio, nenhum vereador colocou o nome à disposição gerando uma grande troca de olhares entre os parlamentares, até que Carlitos Alves (Meio Quilo) se candidatou. Com 12 votos favoráveis e três contrários, Carlitos foi eleito vice-presidente. Os vereadores Alexandre Valente, João Josino e Lidson Lehner votaram contra a escolha de Meio Quilo. De acordo com Marcos Nunes, Carlitos Alves é um nome da oposição.

– Se você lembrar, a oposição votou no Carlitos Alves. Na verdade, ele foi o nosso nome. Querendo ou não, o Carlitos Alves passou há um bom tempo a votar junto conosco, dos cinco – revela Marcos Nunes.

Dando prosseguimento à eleição da mesa diretora da Câmara Municipal, Edenilson Oliveira e Hélder Evangelista candidataram-se ao cargo de primeiro-secretário. Dessa vez, com uma margem muito estreita, Hélder venceu por oito votos a sete. Na sequência, aconteceu a eleição para segundo-secretário. Mais uma vez, nenhum vereador se posicionou. O atual presidente da casa, o vereador Luís Eduardo Figueiredo Salgado, consultou o assessor jurídico da Câmara Municipal sobre a situação. Como o regimento interno não prevê que nenhum vereador se candidate, houve uma grande discussão entre os parlamentares sobre o que deveria ser feito, até que Luís Eduardo Figueiredo Salgado colocou o nome à disposição. Com 14 votos favoráveis e apenas um contra – do vereador Geraldinho Violeira – Luís Eduardo foi eleito segundo-secretário da mesa diretora.

Portanto, a mesa diretora da Câmara Municipal será composta no biênio 2015-16 por Marilange como presidente, Carlitos Alves como vice, Hélder Evangelista como primeiro-secretário e Luís Eduardo como segundo-secretário. A nova mesa toma posse no dia 1º de janeiro.

Pedro Vital

publicidade

publicidade

publicidade