Escolas de Viçosa se mobilizam contra o Aedes
19 de fevereiro de 2016

Mais de 200 mil escolas públicas de todo o país participam hoje do Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika, em Viçosa não foi diferente 27 escolas realizaram diversas atividades com seus alunos.

A manhã desta sexta-feira 19, foi bastante movimentada nas 27 escolas da cidade de Viçosa, que receberam   equipes compostas por vereadores, professores e funcionários da UFV e profissionais da saúde da cidade. A sexta-feira foi escolhida pelo Ministério da Educação  como o dia de lançamento da mobilização da educação contra o zika.

A professora Nilda Soares reitora da Universidade Federal de Viçosa, esteve presente na Escola Estadual Doutor Raimundo Alves Torres, e conversou com todos os alunos da escola sobre os perigos do Aedes Aegypti e as doenças que o mosquito transmite aos seres humanos.

Alunos fazendo panfletagem nas casas.
Alunos fazendo panfletagem nas casas.

A presidente Dilma Rousseff também participou da mobilização, Dilma visitou uma escola  na cidade de Juazeiro do Norte no estado da Bahia. Durante a visita, a presidente conversou com os alunos e professores, e disse que o Brasil vai se empenhar ao máximo no combate e na criação de  uma vacina contra o vírus.

“A mosquita põe ovos em água parada, limpa ou suja. Tem água parada sobretudo na casa das pessoas. De cada três lugares onde o mosquito se cria, dois estão nas nossas casas. Quem pica e gosta de se alimentar do sangue humano é a mosquita. Ela é sensível ao cheiro, procura lugares onde tem água parada e é escuro para reproduzir seus ovos”, disse Dilma.

A presidente pediu que a população faça uma vistoria em casa uma vez por semana para buscar focos do inseto. “Peço a vocês 15 minutos, uma vez por semana, que façam uma vistoria em suas casas. Falem com seus parentes e vizinhos. Não podemos deixar o mosquito fazer a festa. Não picando, ele não transmite o vírus. Não transmitindo [o vírus], as grávidas que carregam em seus ventres o futuro desse país não terão a tristeza que é ter um filho com microcefalia”, concluiu.

Para o secretario de governo da prefeitura de Viçosa Luciano Piovesan, esse dia de conscientização nas escolas é muito importante, pois conscientizando os alunos os pais também serão conscientizados a combater o mosquito dentro das suas próprias casas.

Para alertar os moradores do entorno das escolas os alunos, professores e demais envolvidos fizeram uma caminhada e entregaram panfletos aos moradores e os orientaram sobre como deve ser realizado o combate ao mosquito.

 

publicidade

publicidade

publicidade