Postos de saúde e PSF’s de Viçosa estão proibidos de distribuírem remédios
31 de março de 2016

A partir de agora os pacientes do SUS que dependem de remédios gratuitos em Viçosa terão mais trabalho para adquirir os medicamentos, tudo isso por causa de uma decisão do Conselho  Regional de Enfermagem (COREN), que proíbe que enfermeiros façam a entrega de medicamentos nos PSF's.

Segundo a Coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica e Apoio a Diagnóstico, Emile Oliveira Batista, informou que, atualmente, em Viçosa, os Programas de Saúde da Família (PSF'S) não estão distribuindo medicamentos para a população, devido a uma proibição do Conselho  Regional de Enfermagem (COREN), que proibe os enfermeiros da Secretaria Municipal de Saúde de realizarem a entrega de remédios nas farmácias das unidades de saúde.

Ainda segundo Emile, todos os pacientes que buscaram por medicamentos nos últimos meses nos PSF's e postos de saúde da cidade não conseguiram os medicamentos e tiveram que recorrer a sede da Farmácia de Minas.

Lei Federal

A proibição de entrega de medicamentos segue lei federal (13.021/14) que proíbe qualquer outro profissional de saúde, que não um farmacêutico, de dispensar remédios a pacientes - ato que inclui a entrega dos medicamentos e orientações sobre o uso e reações adversas.

Na Prática

Os postos de saúde não podem mais entregar medicamentos para a população. A alternativa é ir até a farmácia básica do SUS, localizada na rua Francisco Machado, n° 47, centro, com identidade, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e receita médica para aquisição dos medicamentos.

População Indignada 

Os pacientes do SUS que dependem de medicamentos gratuitos estão indignados com essa decisão. Segundo alguns pacientes antes dessa decisão eles consultavam com os médicos nos postos de saúde e PSF's, e logo em seguida já tinham acesso aos medicamentos. Agora com essa decisão eles tem que se deslocarem de seus bairros, que muitas vezes são afastados do centro da cidade para conseguirem os medicamentos de forma gratuita. E segundo eles o pior de tudo são as enormes filas que se formam na única unidade de Farmácia de Minas que existe na cidade.

A população cobra mais agilidade por parte da Prefeitura na construção e entrega das novas unidades das farmácias, que estão previstas para a cidade de Viçosa.

Mais Unidades de Farmácias de Minas

Segundo a Prefeitura estão previstos para este ano a inauguração das unidades de Farmácias de Minas nos bairros  Nova Viçosa, Liberdade, São José do Triunfo e Centro.

publicidade

publicidade

publicidade