Vacinação contra gripe H1N1 começa no dia 30 de abril em Viçosa
13 de maio de 2016

Minas Gerais já recebeu do Ministério da Saúde 1,319.600 milhão de doses da vacina contra a gripe, número que corresponde a 25% do total. No entanto, a Campanha de Vacinação terá início somente no dia 30 de abril e se estenderá até 20 de maio. As doses recebidas nesta semana pelo Governo de Minas serão enviadas às regionais de saúde, responsáveis pela distribuição aos municípios.

Segundo o cronograma do Ministério da Saúde, a distribuição das vacinas ocorrerá em seis etapas durante os meses de abril e maio, com respectivas redistribuições às regionais de Saúde pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). A recomendação da SES-MG é que os municípios, na semana que antecede o início da campanha (entre os dias 25 e 30 de abril), ofertem a vacina para grupos de pessoas acamadas e residentes em instituições fechadas, como asilos.

A meta é vacinar 80% da população alvo (3,898.343 milhões de pessoas) em Minas Gerais, segundo os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde. Os grupos prioritários são indivíduos com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores de saúde; povos indígenas e pessoas com doenças crônicas como diabetes, asma, bronquite, por exemplo, e outras condições clínicas especiais, como pessoas transplantadas.

Dicas

Para controlar a gripe, a prevenção continua sendo o melhor caminho. As recomendações são medidas de higiene como lavar bem as mãos com água e sabão, com frequência; utilizar o antebraço ou o lenço de papel quando for tossir ou espirrar (evitando assim cobrir a boca com as mãos); evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies; não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Vacinação em Viçosa

Segundo o chefe de departamento das redes de atenção a saúde de Viçosa  Cleverson Roque Coutinho a vacinação na começa dia  de 30 abril em todos os  PSF's, postos de saúde, policlínicas na  sala de vacina central e na divisão de saúde da UFV.

Podem ser vacinadas crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, trabalhadores na área da  saúde, pessoas com idade acima dos 60 anos e pessoas portadoras de doenças crônicas.

publicidade

publicidade

publicidade