Condutores de “Cinquentinhas” tem até esta terça para tirar habilitação
31 de maio de 2016

Termina nesta terça-feira 31, o prazo estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para que, pessoas que conduzem as motos modelo "Cinquentinha" possam obter a habilitação. A decisão foi publicada no mês de março, no Diário Oficial da União, quatro dias depois de o prazo anterior vencer.
Segundo o Detran, na próxima quarta-feira 01 de junho os condutores das Cinquentinhas que forem flagrados sem habilitação estarão cometendo infração gravíssima e serão multados no valor de R$ 191,54, esse valor será multiplicado por 3 totalizando R$ 574,62 em multa.

Ainda de acordo com o Contran, quem conduz Cinquentinha  precisa ter a carteira de habilitação na categoria A, de motos, ou a chamada Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), que é específica para esses veículos.

Falta escolas para ACC

Em Viçosa nem todas as Autoescolas oferecem o curso para os condutores poderem obter a Autorização para Conduzir Ciclomotores. Na cidade apenas uma autoescola oferece o serviço.

O processo para tirar CNH de motocicletas e a ACC são bastantes semelhantes, incluindo aula teórica e prática e prova prática. O Detran costuma cobrar o mesmo valor de taxas tanto para emitir a CNH quanto o ACC - custos de autoescolas, no entanto, variam.

publicidade

publicidade

publicidade