CEMIG e ENERGISA são responsáveis pela manutenção da iluminação pública de Viçosa
16 de junho de 2016

Problemas de luzes queimadas, apagadas, piscando ou aquelas que ficam ligadas 24 horas na rede pública de iluminação da cidade de Viçosa são de responsabilidade das Concessionárias Cemig e Energisa. No entanto essas reclamações não estão sendo mais atendidas pelos telefones de atendimento ao consumidor das empresas desde 2015.

Essa é a razão pela qual a prefeitura solicita que o cidadão utilize somente o canal 0800-283-1020 para reclamações que está a serviço do Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) .

O secretário de Governo, Luciano Piovesan, explicou que a Cemig continua sendo a responsável pela gestão de manutenção da iluminação pública na cidade. De acordo com ele, o  número disponibilizado pelo Consórcio serve para que a Prefeitura monitore as reclamações e repasse as demandas à Companhia, que pode ser multada caso descumpra o atendimento.

 Luciano Piovesan ressaltou que é muito importante a participação de todos os cidadãos para que informem o nome da rua e o número de residência mais próximo do poste que apresente problemas com iluminação pública para que as manutenções aconteçam com frequência.

Em novembro de 2014 a Prefeitura ingressou com um pedido de liminar contestando a Resolução Normativa nº 414 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que transferiu para o município a responsabilidade pelo sistema de iluminação pública. Em fevereiro de 2015, o juiz federal substituto, Rafael Araújo Torres, determinou que a responsabilidade pelos serviços permanecesse com a concessionária.

Segundo dados informados pelo secretário de Governo, em Viçosa existem 7.715 pontos de iluminação pública e a decisão gerou uma economia de cerca de R$ 453 mil para município

publicidade

publicidade

publicidade