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CUIDADOS PARA NÃO SER ENGANADO DURANTE A BLACK FRIDAY
24 de novembro de 2016

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Consumidores de todo país aguardam mais uma edição da “Black Friday”, ação do varejo que promete oferecer descontos significativos em vários produtos na próxima sexta-feira 25. No entanto, é preciso ter cuidado para não cair em armadilhas, como ocorreu em ações passadas. Tanto é que a iniciativa ganhou o apelido de Black Fraude'.

O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para que o cliente evite cair em golpes.

Dicas para o consumidor:

* Não faça compras por impulso. Analise seu orçamento; reflita se você realmente precisa daquilo; avalie se essa compra não vai desequilibrar suas contas.

* Durante esta semana, pesquise o preço do produto que pretende adquirir, bem como as condições de pagamento disponibilizadas pelos diversos fornecedores. Na sexta-feira 25, confira se o produto faz parte da “Black Friday” e compare seu preço com os que você coletou.

* Visite estabelecimentos diferentes e compare os preços dos produtos que pretende adquirir.

* Muito cuidado com sites falsos. Eles são praticamente idênticos aos originais. Suspeite de ofertas muito tentadoras. Em caso de dúvida, ligue para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa e confira se o preço praticado é aquele mesmo. Na semana passada o Procon Assembleia detectou, em uma rede social, o anúncio de uma TV por menos da metade do preço normal, supostamente publicado por uma grande loja de varejo. Uma ligação para o SAC da empresa foi o suficiente para comprovar que se tratava de uma fraude. Evite acessar sites que são enviados por e-mail ou SMS.

* Grave todas as telas e comunicações eventualmente realizadas com o fornecedor.

* Confira uma lista preparada pela Fundação Procon SP chamada “Evite esses sites”, contendo o endereço eletrônico em ordem alfabética, razão social da empresa e número do CNPJ ou CPF, além da condição de “fora do ar” ou “no ar”. Essa lista é composta por sites que cometeram fraudes ou que não puderam ser encontrados, quando notificados pelo Procon.

*O site deve conter o nome da empresa, endereço físico e demais informações necessárias para que o fornecedor possa ser localizado e contatado. O Procon Assembleia recomenda ligar para confirmar todos os dados.

* Fique atento à reputação do vendedor. Verifique depoimentos, reclamações e a reputação da empresa. O site Reclame Aqui é uma boa fonte para essas informações.

* Guarde todos os dados da compra, como o nome do site, produtos pedidos, valor pago, forma de pagamento, data de entrega do produto e número de protocolo da compra ou do pedido, se houver.

* Direito de arrependimento: nas compras online, o consumidor pode desistir da compra, no prazo de sete dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço. O fornecedor deve informar, sempre de maneira clara e ostensiva, os meios adequados e eficazes para o exercício do direito de arrependimento pelo consumidor.

* Verifique se o site é seguro: no momento da transação, confira se no canto inferior da tela há um cadeado ou chave. Atualize seu programa antivírus, bem como os programas de monitoramento contra spywares e firewall.

* Forneça apenas os dados solicitados pelo site durante a transação, nada mais.

* Não faça compras ou qualquer operação bancária utilizando computadores de lan houses ou cybercafes. Eles podem conter programas maliciosos que furtam números de cartões de crédito e senhas.

* Não se impressione com aqueles cronômetros enormes em contagem regressiva informando que a promoção está acabando. Isso é apenas uma pressão para que você compre logo, sem pensar muito.

Em caso de reclamação ou dificuldade, procure o Procon de Viçosa que funciona das 8 às 12 e das 14 às 17 horas  no Edifício Roberto Del Giudice, Praça do Rosário, nº 01, 11º andar, Centro, Viçosa. Telefone: (31) 3892-5222.