Quem nasceu no mês de janeiro começa a receber o PIS referente ao ano de 2015 a partir de terça-feira dia 17. A data vale só para quem tem conta corrente ou poupança na Caixa. Quem não é correntista pode fazer o saque a partir da quinta-feira, dia 19 de janeiro.
Qualquer pessoa que tenha trabalhado por pelo menos um mês no ano de 2015, mesmo que esteja desempregado atualmente, tem direito ao saque. Mas é necessário ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês enquanto trabalhava. Também é preciso estar inscrito no PIS há mais de cinco anos.
A partir de 2016, o valor do benefício passou a ser calculado com base no número de meses trabalhados. Só recebe o valor total de um salário mínimo quem trabalhou os 12 meses durante 2015. Caso tenha trabalhado menos, o valor é proporcional. Para fazer o saque é necessário levar um documento de identidade e o Cartão Cidadão, se o trabalhador tiver. O dinheiro pode ser retirado em qualquer agência da Caixa Econômica, Casa Lotérica ou Correspondente Caixa Aqui.
O beneficiário pode baixar um aplicativo chamado Caixa Trabalhador para tirar dúvidas sobre o PIS e outros benefícios. Ele está disponível para todos os tipos de smartphone. Para mais informações sobre o PIS, como as datas de pagamento e o valor a ser recebido, basta acessar o site da Caixa, na página benefícios e programas. E tem também o telefone 158, da central Alô Trabalho. Ele funciona das 07hs às 19 horas. A ligação é gratuita de qualquer telefone fixo.