SOVIPA ENTREGA PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE ABRIGO PARA ANIMAIS DE RUA
20 de março de 2017

No último dia 16 deste mês representantes da Sociedade Viçosense de Proteção aos Animais (Sovipa) estiveram na Prefeitura de Viçosa para darem mais um passo no tão aguardado abrigo municipal de animais de pequeno porte, que servirá de abrigo provisório para os animais que vivem nas ruas de Viçosa, principalmente os cães.

O encontro entre os representantes da SOVIPA com o prefeito Ângelo Cheuqer serviu para efetivar a entrega do projeto arquitetônico do abrigo.Vale lembrar que o abrigo será construído às margens da MG-482, na Colônia Vaz de Melo, em terreno público cedido à entidade através de Lei Municipal. O intuito é dar melhores condições de vida, evitar o aumento populacional dos cerca de 5 mil cães de rua ou semi-domiciliados em Viçosa e possibilitar que os animais resgatados encontrem um novo lar que os acolha.

O projeto, orçado em R$365 mil e com prazo de execução de 6 meses, prevê a construção de uma sede para a ONG, além de mini-ambulatório - com triagem, área para atendimentos e castração -, um centro cirúrgico e espaço aberto com 30 baias, que poderão abrigar confortavelmente cerca de 3 animais cada.

Esse espaço aberto será dividido em quatro partes, apartando os animais de acordo com o porte, onde permanecerão livres durante o dia, sendo levados às baias apenas a noite. Cada baia terá, ainda, uma área verde, onde poderão se divertir e garantir que não fiquem estressadas durante o confinamento. Se necessário, o terreno pode comportar até 100 baias, no futuro.

Segundo o prefeito Ângelo Chequer, o abrigo e a causa animal são uma prioridade da sua gestão e para concretizar o projeto, irá empenhar seus esforços na aprovação do projeto pelo Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), que pode viabilizar a construção através de recursos do Fundo Municipal gerido pelo Conselho. Aproveitou, ainda, para "agradecer à SOVIPA pelo trabalho de utilidade pública desenvolvido ao longo desses anos" o que foi respondido, por Cássia, com "isso não é trabalho, é amor" e completou afirmando que "a concretização desse abrigo é a realização do nosso sonho de ter um espaço onde pudéssemos oferecer proteção e abrigo aos animais necessitados".

Parceria SOVIPA e SAAE

 

Ainda no último dia 17 , o Serviço Autônomo de Água e Esgoto deve firmar parceria com a SOVIPA, possibilitando que os consumidores doem algum valor desejado diretamente para a entidade. Segundo Cássia Rossi, se cada uma das 40 mil ligações de água do SAAE doasse apenas R$0,50 (cinquenta centavos), seria possível custear a manutenção do abrigo.

publicidade

publicidade

publicidade