IPC-VIÇOSA VOLTA A REGISTRAR INFLAÇÃO EM ABRIL
15 de maio de 2017

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa voltou a registrar, no mês de abril, uma inflação de 0,16%, uma elevação menor que a do mês de março, que foi de 0,28%. O valor de aumento de preços no município foi próximo ao que foi calculado pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), levantado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que é considerado pelo governo o valor oficial da inflação no país, que em abril registrou 0,14%.

A variação do custo da cesta básica no município também foi menor em comparação com o mês anterior, caindo de 6,19% para 2,13%. Os sete grupos que compõem o IPC-Viçosa tiveram as seguintes variações: Educação e Despesas Pessoais (2,02%); Vestuário (1,73%); Transporte e Comunicação (1,23%); Artigos e Residência (0,86%); Habitação (0,00%); Alimentação (0,07%); e Saúde e Cuidados Pessoais (-2,03%). Todos os detalhes do levantamento do mês de abril estão disponíveis neste arquivo.

Sobre o IPC-Viçosa

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) de Viçosa é calculado pelo Departamento de Economia (DEE) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), que acompanha, desde 1985, a evolução dos preços de bens e serviços pagos pelos consumidores viçosenses. O público-alvo da pesquisa é uma família de quatro pessoas, com renda entre um e seis salários-mínimos.

A pesquisa é realizada pelo professor Jader Fernandes Cirino e pela técnica Vânia Eugênia da Silva, e conta com o apoio da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe) e da Empresa Júnior de Economia (Ejesc Jr).

publicidade

publicidade

publicidade