Banana, laranja, maçã, mamão e melancia estão mais baratos desde o mês de maio. O boletim do Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro ( Prohort) divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento indica que as frutas estão reduzindo de preço nos CEASAS de todo país.
O mamão foi à fruta que apresentou a maior queda, mais de 40%. De acordo com a Conab, a alta produção da fruta no estado de Espirito Santo e no sul da Bahia forçaram a baixa no valor. A produção de mamão abasteceu toda a demanda interna do país e ainda sobrou para exportação.
O mamão formosa, por exemplo, está sendo comercializado a R$1,00 o quilo em Minas Gerais e na Bahia. Laranja e maçã, que já apresentavam preços menores em meses anteriores, continuam caindo de preço.
Já no mundo das hortaliças a notícia é outra. Batata e cebola tiveram aumento de preço devido à entressafra. Já alface, tomate e cenoura seguiram a expectativa das frutas e também baixaram de preço.
O boletim do, o Prohort é uma coleta de preços dos principais CEASAS do país. A pesquisa leva em conta preços praticados por atacadistas.