SEMANA DO FAZENDEIRO COMEÇA NESTE DOMINGO E PROMETE AGITAR VIÇOSA COM O TEMA DIVERSIDADE
14 de julho de 2017

Começa neste domingo (16), a 88ª edição da Semana do Fazendeiro, maior evento extensionista do Brasil realizado pela Universidade Federal de Viçosa, que reúne a cada ano produtores e empresários do meu rural de todo o Brasil.

Nesta edição o eixo central do evento é a diversidade com o tema Produção rural e desenvolvimento – diversidade de pessoas, técnicas e resultados a 88º Semana do fazendeiro tem a proposta de que seja aberto a todos os tipos de ideias que possam contribuir para o enfrentamento dos desafios que se colocam para o país, neste momento, nos âmbitos econômico, político e social.

A primeira edição do evento ocorreu no ano de 1929, que oferecia cursos voltados especificamente para as técnicas de plantio. Hoje, os cursos, oficinas e workshops vão da agropecuária à medicina e nutrição. Isso porque o participante não é mais o fazendeiro e nem apenas o homem do campo. As mulheres e jovens estão cada vez mais presentes e contam com uma programação específica.

O desejo dos organizadores também é fazer notar que todas as atividades são integradas. A Troca de Saberes, por exemplo, mesmo começando dois dias antes, faz parte da programação da Semana do Fazendeiro e, inclusive, é uma iniciativa que reforça a pluralidade do evento. Desde 2009, ela se propõe, entre outros aspectos, a “consolidar uma ecologia dos saberes por meio da ressignificação e reelaboração dos conhecimentos produzidos entre a Universidade e a dimensão popular da sociedade” e a “fortalecer as dimensões culturais no debate da transição agroecológica”.

De acordo com o site do evento no ano de 2016, mais de três mil pessoas participaram dos 226 cursos técnicos, do dia de campo, do workshop, das 60 clínicas tecnológicas, da 8ª Troca de Saberes, da 8ª Semana da Juventude Rural, da 4ª Semana da Mulher Rural e do 4º Circuito do Leite e do Café.

A Semana do fazendeiro movimenta o cenário cultural e econômico de Viçosa. Os participantes dos cursos e os visitantes terão a disposição feiras, exposições, shows musicais, minifazenda e tantos outros atrativos, que poderão ser visitados durante a semana de forma totalmente gratuita.

Com informações do Portal UFV