Um vídeo gravado no último final de semana por um funcionário do Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto de Viçosa, o SAAE, no bairro de Fátima denuncia a coleta de lixo realizada pela Autarquia em um veículo inapropriado. No vídeo, divulgado nas redes sociais e que pode ser conferido abaixo, o funcionário, que não se identificou afirmou que "a situação precária, que os funcionários do SAAE trabalha".
As imagens mostram um dos funcionários do SAAE retirando o lixo de um contêiner e colando dentro do porta-malas e também em uma espécie de caixa retangular acoplada no teto do veículo.
Ainda é possível observar, que o porta-malas está aberta e compartimento, que foi projetado para carregar malas e compras está completamente lotado de sacos de lixo, e para que o lixo não caia foram colocados pedaços de tapumes. Já na parte superior do lado de fora do veículo mais sacos de lixos estão sendo transportados e a porta do porta-malas serve de apoio para o lixo. Indignado, o funcionário abre a porta do veículo e mostra o interior do veículo, que está tomado por sacolas de lixo.
Nós erramos anteriormente ao dizer, que o triciclo usado na coleta de lixo no bairro de Fátima estava inoperante e a suspeita era de que o funcionário responsável pela manutenção dos veículos tenha causado defeitos no veículo. Por isso, pedidos desculpas aos citados e a você nosso leitor.
Procurado por nossa reportagem, o diretor presidente do SAAE, Rodrigo Bicalho afirma que a situação denunciada no vídeo é totalmente equivocada. Bicalho afirmou, que naquele local a coleta de lixo é realizada por triciclos e que no dia do vídeo o veículo estava inoperante e a suspeita é que o funcionário do SAAE, que opera o veículo não tenha se atentado as condições de uso do veículo. E um defeito no triciclo impossibilitou, que a coleta de lixo fosse feita de forma correta no local.
Ainda segundo Bicalho, está sendo aberta uma sindicância para investigar o caso e punir os responsáveis.
Possível pedido de exoneração do Diretor de Limpeza
Informações extra-oficiais dão conta, que o Diretor de Limpeza Pública do SAAE, Martinho de Almeida, que coordena a coleta de lixo na cidade tenha pedido exoneração do cargo após a divulgação do vídeo. Perguntado sobre a exoneração do diretor de limpeza, Bicalho não confirmou a informação, mas afirmou que ainda não se confirmou a exoneração do Martinho, pois a situação está sendo resolvida.
Procurado nossa reportagem, Martinho de Almeida não foi encontrado para dar explicações sobre o uso de veículo inapropriado na coleta de lixo e sobre seu possível pedido de exoneração.