ARQUITETA DÁ DICAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA DENTRO DE CASA
25 de setembro de 2017

'}}

A arquiteta Renata Gomes ressalta a importância de se economizar água e explica como a arquitetura é uma excelente aliada para evitar o desperdício nas residências. Algumas dicas da profissional são bem acessíveis e podem ajudar a cidade e também o bolso devido à economia gerada.

A longa e perigosa estiagem no estado de Minas Gerais está alarmando a todos e fazendo com que alguns municípios mineiros decretem estado de emergência. Uma das regiões castigadas pela falta de água no estado é a Zona da Mata, e isso inclui Viçosa, que não tem chuvas há mais de 100 dias.

A arquiteta Renata Gomes traz dicas para esse momento delicado e explica que “economizar água não é apenas um bordão, é uma necessidade. Todos nós devemos encarar com seriedade e responsabilidade”.

Um dos maiores vilões do desperdício da água nas casas é o banheiro. “As válvulas de descarga de duplo fluxo são ótimas aliadas contra o desperdício. Seja no vaso sanitário com caixa acoplada ou mesmo sem a caixa, elas atuam com dois tipos de vazão. O primeiro, libera menos água, útil para o escoamento da urina, e o segundo já possui uma liberação maior”, explica. Para quem não puder trocar a válvula, vale a pena também dar descargas mais curtas após urinar, pois se gasta menos água.

As torneiras também necessitam de atenção especial. Existem modelos com temporizador, que acionam automaticamente, se fechando um tempo depois, comumente encontradas em banheiros públicos, por exemplo. Essas são ideais para casas com crianças, pois elas costumam esquecer a torneira aberta.

Outras formas de economizar com as torneiras é fazendo uso de arejador e regulador de vazão, como explica Renata Gomes: “O arejador de torneira é uma pequena peça acoplada na saída de água em que ela mistura o ar com a água, produzindo um jato mais forte, tem-se a sensação de que aumenta o fluxo, mas na verdade está saindo menos. Representa uma economia de 60% no gasto." Essa peça é barata, variando de R$15,00 a R$25.00. Renata prossegue: "Já o regulador de vazão, como o nome mesmo diz, regula a quantidade que sai da torneira. É, também, uma peça, mas instalada dentro do tubo. Porém, este último método não é aconselhável para pias de cozinha e lavanderia”, descreve.

Sendo o banho um dos grandes problemas para o meio ambiente, os chuveiros também merecem atenção especial. Neste caso, os banhos mais curtos ajudam, assim como desligar a água quando se ensaboa ou lava o cabelo. O mesmo vale para quando se escova os dentes, momento que alguns deixam a torneira aberta sem necessidade.

A arquiteta lembra, ainda, que o reaproveitamento é uma ideia que precisa ser mais aplicada nas residências. “Temos que levar em consideração o reaproveitamento das ‘águas cinzas’, aquelas provenientes depois do uso de pias, chuveiros e máquinas de lavar". Essas podem ser reutilizadas para limpar quintais, lavar carro e até mesmo regar plantas.