TEMPO SECO AUMENTA NÚMERO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM VIÇOSA
29 de setembro de 2017

Um incêndio de grandes proporções destruiu uma região de pasto no bairro Santo Antônio, próximo ao antigo Espaço Fama em Viçosa. O fogo, que começou no início da noite desta segunda-feira (25), só foi controlado na tarde desta terça-feira (26), após intenso trabalho de equipes do Corpo de Bombeiros da cidade.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Viçosa, entre os meses de janeiro a setembro de 2017 foram registrados 74 casos de incêndios na região de Viçosa. Em entrevista a Rádio Montanhesa FM 106,5 o Sargento Dumas, do 10º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Viçosa, afirmou que a grande maioria dos incêndios florestais que ocorreram em Viçosa este ano são causados pela ação do homem.

"90% das ocorrências de incêndios florestais são oriundas da parte humana. O ser humano é o culpado pelos incêndios." disse o sargento em entrevista.

Segundo Dumas, o simples fato de limpar um lote colocando fogo no mato ou no lixo pode causar um incêndio de grandes proporções em áreas residenciais ou de pastos. Tal prática é considerada criminosa caso o proprietário não tenha autorização do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais para promover as queimadas em lotes ou em terrenos.

Dados do 5º distrito de Meteorologia de Belo Horizonte mostram que a última chuva relevante registrada em Viçosa ocorreu no mês de maio. Isso propicia um ambiente perigoso para que ocorram os incêndios florestais. A diretora de Meio Ambiente do Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM), Iolanda Gonçalves, salienta que entre os fatores que propiciam as queimadas estão as condições climáticas e a vegetação seca. “Dentro dessas condições, qualquer faísca de bituca de cigarro ou fogo em terreno baldio pode se transformar em um incêndio incontrolável”, frisa.

O sargento Dumas do Corpo de Bombeiros de Viçosa concedeu entrevista à Rádio Montanhesa FM 106,5 e alertou a população sobre os riscos de se colocar fogo em lotes e terrenos baldios. Confira:

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o tamanho das chamas, que atingiram uma região de pasto às margens da BR 120 no bairro Santo Antônio em Viçosa. Veja:

publicidade

publicidade

publicidade