Um crime bárbaro abalou Janaúba, Norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira (5). O guarda do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, Damião Soares dos Santos, de 50 anos, jogou álcool em algumas crianças e nele mesmo e, em seguida, ateou fogo. Quatro crianças, uma professora da creche e o próprio autor do crime faleceram, e outras 40 pessoas foram atendidas no hospital de Janaúba.
Entre os pacientes internados, quinze respiram com ajuda de aparelho, 14 são crianças com idades entre 4 e 5 anos e todos tiveram mais de 20% do corpo queimado. Também há funcionários da creche entre os feridos.
De acordo com informações da Prefeitura, Damião Soares dos Santos é funcionário desde 2008. Ele alegou problema de saúde e foi afastado no mês de setembro. Ele foi à creche na manhã desta quinta entregar o atestado médico e cometeu o crime. A prefeitura não informou qual era o problema de saúde alegado pelo funcionário. Ele estava internado em estado grave no hospital, com queimaduras no corpo inteiro, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O presidente Michel Temer se manifestou a respeito da tragédia, por meio de seu Twitter oficial: "Eu que sou pai imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa", disse Temer.
O Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, vai a Janaúba acompanhar de perto os desdobramentos desta tragédia, como ele mesmo afirma no áudio a seguir.
Fontes: G1 e EM