INCÊNDIO DESTRUIU CERCA DE 40 HECTARES DO PARQUE ESTADUAL SERRA DO BRIGADEIRO EM ARAPONGA
30 de outubro de 2017

'}}

Um incêndio atingiu pelo menos 40 hectares de mata do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro entre as cidades de Fervedouro e Araponga. A informação foi dada pelo diretor da unidade de conservação, José Roberto Mendes de Oliveira. Os primeiros focos do incêndio surgiram no último domingo (22), mas fugiram do controle dos brigadistas a última sexta-feira (27). Ainda conforme Oliveira, quase 200 hectares de área também foram atingidos no entorno do parque.

O Aeroporto de Viçosa foi fundamental para o combate ao incêndio, pois as duas aeronaves usadas na operação eram abastecidas com água na cidade. Foto: Assessoria de Imprensa da PMV.

Na última quinta-feira (26), duas aeronaves Air-Tractor do Governo de Minas foram usadas no combate ao incêndio e durante toda a quinta-feira milhares de litros de água foram enviados de Viçosa nas duas aeronaves para combater o incêndio. Um helicóptero do Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais também deu apoio a operação. O corpo de Bombeiros de Viçosa e a Defesa Civil participaram da operação de contenção do incêndio. De acordo com o chefe da primeira ala operacional Alexandre Dumas duas aeronaves foram abastecidas na cidade o trabalho durou cerca de 40 minutos.

Ainda segundo Oliveira as chuvas que atingiram a região neste final de semana, inclusive na área do parque foram fundamentais no combate ao incêndio, que está totalmente controlado.