Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


PMV INICIA OBRAS NA AVENIDA MARECHAL CASTELO BRANCO
14 de novembro de 2017

O primeiro problema recente no local, foi identificado no dia 11 de outubro último, quando aconteceu um pequeno deslizamento de terra no trecho. Uma semana depois um segundo deslizamento, desta vez maior, sendo necessária uma nova limpeza da via. Desde a primeira ocorrência a Defesa Civil do município intensificou o monitoramento da área e, após visitas no topo do talude, constatou a existências de trincas formadas por movimentação de massa. Em 30 dias de estudos constatou-se um afastamento das extremidades das rachaduras, evidenciando a constante movimentação de massa que poderia provocar novos deslizamentos, o que norteou a administração na decisão por uma intervenção imediata.

Em reunião realizada no último sábado (11), um mês após as primeiras ocorrências, os órgãos que compõem o Plano de Contingência, sob coordenação do prefeito, avaliaram os dados geotécnicos do período e decidiram iniciar imediatamente as obras de retaludamento da encosta. O trabalho começou nesta segunda-feira (13) com auxílio de uma máquina retroescavadeira. Quinze caminhões levarão o volume de terra a medida que for retirado para um bota-fora licenciado. Estima-se a retirada de 30 a 36 mil m³ de terra, o que significa mais de 3 mil viagens de caminhão. Após a reconstrução dos taludes, a prefeitura providenciará a construção de novo um sistema de captação e escoamento de águas pluviais, assim como a recomposição da vegetação.

A etapa de retirada da terra deve durar três semanas. Durante esse período, o trânsito ficará impedido nos dois sentidos da via, no trecho compreendido entre a Via Alternativa da UFV e o terminal rodoviário da cidade, exceto para os ônibus coletivos e interurbanos, que poderão transitar normalmente na via nos dois sentidos. Neste trecho não há residências e a passagem de pedestres e ciclistas também ficará liberada. Para os veículos pesados o trânsito está sendo desviado para a avenida Joaquim Lopes de Faria, na altura do bairro Santo Antônio. Já para os veículos leves existem três rotas alternativas. A primeira delas é sair da Castelo Branco ainda na altura do bairro Santo Antônio, acessando a avenida Joaquim Lopes de Faria, depois, rua dos Passos, até o centro. A segunda rota, também indicada para acessar o centro, é subir a rua Paulo Mário Del Giúdice, no bairro Belvedere, seguindo pela avenida Brasil, depois rua Geninho Lentini até a rua Dr. Milton Bandeira. A terceira rota, indicada preferencialmente para quem deseja seguir para o campus da UFV, é a Via Alternativa, cuja entrada ficará aberta 24 horas durante o período de interdições.

Os estacionamentos nas ruas Geninho Lentini, Passos e José Antônio Rodrigues (saída da Vila Gianetti) estão proibidos nos dois lados da via durante o período as obras.