Alunos da Universidade Federal de Viçosa (MG) foram os vencedores do 1ª Agrimarketing Competition 2017, realizado pela MarkEsalq - grupo de extensão e pesquisa nas áreas de marketing da Esalq/USP-, em parceria com a Bayer.
O Pimenta Prime, projeto elaborado pelos estudantes do último ano dos cursos de Agronegócios e Engenharia Agrícola e Ambiental, tem como objetivo aumentar a competitividade da pimenta do reino nacional e impulsioná-la no mercado internacional. Além do prêmio de R$ 3 mil, o grupo receberá um dia de mentoria com o fundador da startup IZAgro e bolsas de estudos para cursos à distancia para ajudar no desenvolvimento do projeto.
Grupos de estudantes de diversas áreas de conhecimento se mobilizaram para elaborar um plano de inserção no mercado de um novo produto, serviço ou tecnologia aplicável ao agronegócio e à área de alimentos. Os planos de marketing desenvolvidos foram avaliados por profissionais renomados no mercado como Ivan Moreno, diretor de Acesso ao Mercado da Bayer; José Luiz Tejon, Diretor da Biomarketing e Coordenador acadêmico de Master Science em Food & Agribusiness Management pela ESPM; Ricardo Nicodemos, Diretor de Planejamento da RV Mondel Comunicação e Diretor de Pesquisa da ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), José Alexandre Loyola, fundador da Consultoria R2M - Ready2Market e João Dantas, e o engenheiro agrônomo.
"Foi muito bom ver o espírito empreendedor dos jovens. Precisamos estimular, cada vez mais, desafios como o Agrimarketing, que ajudam no desenvolvimento acadêmico e profissional dos estudantes que são o futuro do nosso agronegócio", comentou Ivan Moreno, da Bayer.
Para Lucas Botelho, 22 anos, membro do grupo vencedor deste ano, participar do evento proporcionou o contato e interação com grandes personalidades do agronegócio brasileiro, contribuindo para o desenvolvimento do seu projeto. "Foi uma experiência única e sem igual. As dicas prestadas pelos jurados nos permitiram ver com outros olhos parte do nosso trabalho que nos farão crescer ainda mais", afirma Lucas.
O grupo composto por Lucas, recém-formado em Agronegócio, Michael Frigi Nunes, 23, e Tiago Tozi, 22, ambos, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi o primeiro colocado da competição pelo projeto de uma startup comercial de exportação que visa ampliar a participação do grão de pimenta preta no mercado internacional. Depois da participação no Agrimarketing , eles querem, agora, aprimorar alguns pontos chave da Pimenta Prime, segundo as sugestões da banca julgadora para levar o projeto à frente.
O segundo lugar, que recebeu R$ 1.500, ficou com o grupo Seeding, que propôs uma plataforma para conectar os pequenos produtores aos mercados locais, também da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o Terceiro, que recebeu R$500, foi o PROTECH_FISH, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um projeto de implementação de sondas em criadores de peixes que controla todas as informações da produção, desde a àgua a quantidade de ração. Todos os participantes receberam bolsas de estudo para os cursos EAD de Design Thinking, oferecido pela Saibalá e outro de Ferramentas do Office, oferecido pelo Pecege, instituição ligada à ESALQ/USP.
Colaboração: Bayer – Comunicação Brasil