Após intenso trabalho a fim de apurar roubos ocorridos na cidade de Ervalia, a Polícia Civil de Minas Gerais, através da equipe de investigadores da delegacia de Ervália, apurou que em uma residência na localidade denominada Dom Viçoso, zona rural de Ervália, se encontravam escondidos indivíduos suspeitos.
Após realização de campana, foi observado por essa equipe que tais indivíduos usavam para se locomover um veículo Nissan Martch placa PWV7985, roubado na cidade Juiz de Fora. Foi levantada também a informação que os meliantes são nativos das cidades de Muriaé e Belford Roxo/RJ e se associaram com a finalidade de cometer crimes de roubo e tráfico de drogas na cidade de Ervália.
Em posse de um Mandado de Busca e Apreensão expedido pela MM.ª Juíza de Direito da Comarca de MG e com o apoio de policiais militares comandados pelo Tenente. Paulo Seixa, oficiais se dirigiram até o local mencionado onde se encontravam quatro indivíduos e foram apreendidos os seguintes materiais: porções de substância semelhante a maconha; 1 revólver calibre 38 carregado com 06 munições intactas; 1 escopeta cal. 12; diversas munições cal 38 e cal 12; 1 veículo Nissan Martch roubado; 750,00 (setecentos e cinquenta reais) em moeda corrente.
Foram presos em flagrante Rodrigo Rodrigues Cardoso, Fábio Júlio Amorim da Silva, Daniel Felipe Rocha de Oliveira e Jonathan Barbosa os três primeiros com diversas passagens pela prática de crimes de tráfico de drogas e homicídios. Eles foram conduzidos para a delegacia para apreciação da autoridade policial.