A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza – o vírus da gripe -, em Viçosa, encerra-se no próximo dia 30 de maio, quarta-feira, devido ao feriado do dia 31 (Corpus Christi). No total, 72,95% do público estimado já foi vacinado. Porém, apesar dos números favoráveis,centenas de pessoas dos grupos prioritários, entre idosos, professores das redes pública e privada e crianças de seis meses a cinco anos incompletos, ainda não foram imunizadas.
A vacina é oferecida na Sala de Vacinas da policlínica (Antigo Centro de Saúde da Criança e da Mulher) no horário das 8 às 17h, e tem como público alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos, gestantes (em qualquer idade gestacional), puérperas (mulheres até 45 dias pós parto), trabalhadores de saúde, professores (rede pública e privada); idosos acima de 60 anos e doentes crônicos (com comprovação através de receita médica contendo a prescrição e o diagnóstico).
A escolha desses grupos se deve ao fato de eles serem mais vulneráveis aos efeitos da gripe e sofrerem mais com seus sintomas e desdobramentos. Além disso, parte desse pessoal possui contato diário com outras pessoas infectadas, o que aumenta o risco de transmissão. A vacinação também é oferecida nos em todos os postos de Saúde da Família do Município e na Divisão de saúde da UFV.
A Coordenadora do Setor de Imunizações e Campanhas da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Viçosa, Ivone de Freitas, informou que, dos grupos prioritários, somente os trabalhadores de saúde já se aproximaram da meta que é de 1.406, com 1.361 vacinados, correspondente a 98,15%. As mulheres pós-parto também atingiram o número de 101, dos 105 a serem vacinadas(97,14%). Nos demais casos, foram imunizado 6.306 idosos dos 8.099 do público estimado (79,99%); professores, 1.132 previstos, 520 vacinados (47,70%); crianças, 3.820 previstos, 1.824 vacinados (49,76%), gestantes, 641 previstos, 393 vacinadas (63,03%).
Viçosa já vacinou 10.265 pessoas, que corresponde a 72,95% da meta a ser atingida.. O número, registrado até a manhã de terça-feira (15), supera a vacinação nacional (47,62%), estadual (52,67%) e de Ponte Nova, sede da Gerência Regional de Saúde (62,96%).
Ivone, informou que no momento da vacinação o cartão de vacina deverá ser apresentado e que, além da gripe, outras vacinas em atraso também são disponibilizadas.
A gripe
Segundo dados do Ministério da Saúde, a gripe alvo da vacinação é uma infecção viral aguda do sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global, causada pelo vírus da influenza. Há três tipos de vírus da influenza: A, B e C. Pode se disseminar facilmente entre as pessoas e, em certos casos, levar a morte. A vacina é a melhor forma de prevenção da doença.
Os principais sintomas são febre alta, dores musculares, dor de cabeça, dor de garganta. A Influenza (gripe), se não tratada a tempo, pode evoluir para pneumonia ou outras complicações, principalmente nas pessoas com mais de 60 anos, crianças menores de cinco anos, gestantes e doentes crônicos.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz.
Outras informações com, pelo telefone (31)3892-7657.